Por Lia Vieira em 13/04/2015

Para manter a pele saudável é necessário ter alguns cuidados importantes diariamente. Como, por exemplo, realizar hidratações e utilizar filtro solar sempre que se expor ao sol. No entanto, hoje vamos falar sobre alguns hábitos comuns que podem acabar com todo o processo de cuidados com a pele. Estresse, cigarro, banhos em água quente e dormir com maquiagem no rosto, são alguns dos principais erros, confira!

Estresse

Durante um período de estresse nossos hormônios sofrem fortes alterações. Nesta situação, hormônios como o corticoide endógeno e adrenalina são rapidamente liberados, deixando a pele predisposta à infecções. Os problemas mais comuns são: psoríase, vitiligo, alergias e até mesmo a herpes.

Dica: Procure tirar um tempo durante o dia para você relaxar, pensar em coisas boas, ou até mesmo não pensar em nada. Uma ótima dica é praticar alguma atividade relaxante como yoga, hidroginástica, ler um livro ou se dedicar as artes como música e pintura.

Cigarro

Já estamos carecas de saber dos malefícios do cigarro, no entanto vale a pena lembrar que o cigarro é muito prejudicial à saúde da pele. O hábito negativo estimula o aparecimento de rugas provocadas pelo envelhecimento precoce da pele.

Dica: Hoje em dia já encontramos vários tratamentos para acabar com o vício do tabagismo, outra alternativa é focar a vontade de fumar em outra atividade, como por exemplo, praticando alguma atividade física como uma caminhada ou natação.

Banhos longos em água quente

Quando tomamos banhos longos em água quente diminuímos a produção de gordura da pele. Para ajudar a piorar o quadro dela, a água quente a torna mais ressecada, ocorrendo uma desidratação intensa. Por isso todo dermatologista recomenda o banho em água fria ou morna. Lembre-se, pele seca é pele frágil e suscetível a rugas.

Dormir com maquiagem no rosto

Hábitos comuns que estragam a pele – Acabe com eles!

Foto: Reprodução

Dormir de maquiagem no rosto irá obstruir os poros, provocando o surgimento de cravos e acne, além disso, manter a maquiagem constantemente no rosto pode deixar a pele opaca, com aspecto cansado e poros dilatados.

Dica: Sob hipótese alguma durma de maquiagem. O ideal é lavar sempre o rosto com água e sabonete próprio para o seu tipo de pele, todas as noites antes de dormir. Uma solução rápida é utilizar lencinhos demaquilantes ou até mesmo demaquilantes 3 em 1, que limpam e hidratam a pele.

Não dormir 8 horas de sono

Geralmente precisamos ter 8 horas de sono para regularmos o estresse da rotina diária. Com esse costume, o corpo humano ainda consegue prevenir vários tipos de doenças crônicas, e com a pele não é diferente.

A pele necessita desse descanso, é durante o sono que o pH e a hidratação natural da pele se estabelecem novamente. Durante 8 horas de sono, conseguimos diminuir ou até mesmo acabar com olheiras, que costumam ficar em evidência em pessoas que dormem mal ou pouco.

Dica: Procure dormir 8 horas de sono pelo menos 4 vezes durante a semana. Lembre-se não é recomendável e saudável dormir menos de 6 horas por noite.

Veja mais!