Por Pollyana Batista em 03/05/2017

Não é só esteticamente que a barriguinha atrapalha. O acúmulo de gordura na região abdominal pode desencadear uma série de problemas de saúde, além de abalar a autoestima de qualquer um, não é mesmo?

A nutricionista Sinara Menezes explica como acabar de vez com a saliência na barriga. Fique atenta a essas dicas!

Ative seu metabolismo

Garotas, é isso que vocês precisam saber para acabar de vez com a barriguinha saliente

Foto: depositphotos

O que você ingere vai refletir diretamente no seu organismo. Entenda: “o cardápio é capaz de influenciar, principalmente, o metabolismo, tornando-o mais lento ou mais rápido. Este é um dos fatores que vai colaborar para que o organismo seja um queimador ou um estocador de gorduras”, explica a nutricionista.

Dietas modernas

Garotas, é isso que vocês precisam saber para acabar de vez com a barriguinha saliente - Dieta

Foto: depositphotos

“Grande parte da dieta moderna é baseada em alimentos que elevam a glicose do sangue muito rapidamente. Este quadro estimula uma liberação acentuada de insulina – o hormônio responsável por tirar o açúcar do sangue e levá-lo até as células. Acontece que, quando a insulina não consegue captar toda a glicose (seja pela resistência ou pela ineficiência do organismo), ela precisa ser armazenada como energia e uma dessas formas é, justamente, como gordura, no tecido adiposo”, resume Sinara Menezes.

Evite massas e cereais refinados

Garotas, é isso que vocês precisam saber para acabar de vez com a barriguinha saliente - Pão

Foto: depositphotos

A nutricionista aconselha: “carboidratos refinados, em geral, não são boas apostas para quem deseja perder gordura localizada. Como a glicose é liberada muito rapidamente, o organismo não vai dar conta de utilizá-la imediatamente e certamente irá converter este açúcar em reserva de energia. Essa gangorra glicêmica propicia, inclusive, um apetite exacerbado, fato que pode prejudicar ainda mais quem precisa controlar a dieta”.

Fuja do sal

Garotas, é isso que vocês precisam saber para acabar de vez com a barriguinha saliente - Sal

Foto: depositphotos

O sal em excesso pode provocar a barriguinha saliente. O sódio presente na maioria dos industrializados causam inchaço, celulite e piora quadros de saúde de quem tem hipertensão.

Inimigos número 1 da barriga

Garotas, é isso que vocês precisam saber para acabar de vez com a barriguinha saliente - Refrigerante

Foto: depositphotos

“Deve-se evitar alimentos altamente processados. Grandes exemplos do que deixar de lado para mobilizar estes estoques são: pães e massas brancas, embutidos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Estes alimentos até podem ser consumidos vez ou outra, mas se o objetivo é ter um abdômen enxuto, não devem fazer parte da rotina alimentar”, afirma Sinara Menezes.

O que consumir?

Garotas, é isso que vocês precisam saber para acabar de vez com a barriguinha saliente - Amêndoas

Foto: depositphtoos

Diante de tantas restrições, fica difícil montar um cardápio acessível e prático. Mas, não é impossível. A nutricionista Sinara ensina: “alimentos integrais são digeridos mais lentamente e liberam glicose de forma gradativa no organismo. Isso evita os picos de glicose que propiciam o ganho de peso, bem como prolonga a sensação de saciedade. Justamente por isso, trocar cereais, grãos e carboidratos em geral por sua forma complexa é uma das principais estratégias para quem quer perder medidas”.

Além disso, a especialista recomenda: peixes, ricos de ômega 3 e 6, cafeína, chá verde, laranja, abacate e amêndoas.

Veja mais!