Por Nayla Georgia em 24/12/2013

Quer dar um “up” no visual, mas não sabe como? As franjas são ótimas opções para quem quer mudar, mas não quer algo muito radical ou que possa ser nocivo aos fios (como as tinturas). Além disso, elas deixam qualquer face mais jovem, feminina e delicada. Se interessou? Confira algumas dicas que vão ajudar a escolher a melhor franjinha e ainda como cuidar bem e mantê-la.

A melhor franja para seu tipo de rosto

Triangulo

Franjas desfiadas para rosto triangular

Foto: Reprodução

As garotas com rostos triangulares podem apostar sem medo nas franjas desfiadas e com um pouco de volume. Dessa forma, os ângulos mais evidentes do rosto (queixo e maçãs do rosto) ficarão ganhando menos destaque e o rosto parecerá mais harmônico.

Oval

Franjas para rostos ovais

Foto: Reprodução

Os rostos ovais são os mais versáteis em termos de cabelos. Quaisquer cortes, cores ou estilos vão, normalmente, cair bem com esse formato. Quem quiser apostar na franja lateral, reta, desfiada ou desregulada pode ir com tudo!

Redondo

Franja para rosto redondo

Foto: Reprodução

Rostinho redondo fica bem com as franjinhas que cobrem a testa. Contudo, fuja das retas, apostando nas laterais mais longas. Poucos fios também são mais cotados para esse hairstyle.

Quadrado

Franjinha para rosto quadrado

Foto: Reprodução

Meninas de rostos quadrados podem também apostar nas franjinhas, mas dessa vez mais longas. Prefira o franjão ou a franjinha na altura dos olhos, assim a testa que é maior parecerá mais harmônica com o resto da face.

Cuidados

  • Para evitar o temido frizz na franja, prefira lavar os cabelos (ou só a franja) com xampu e condicionador que dá volume. Use também leave ins e mousses modeladores.
  • Evite usar óleos, pomadas em pasta e sprays na franja, pois poderá deixar os fios muito pesados e duros demais.
  • Prefira as pomadas em pó para modelar no dia a dia, elas deixam a franja fixa no lugar durante o dia, mas com uma pitada de movimento, sem aquele aspecto duro do fixador.
  • Para ficar sempre do lado certo, seque os fios e prenda-os ainda quentes para o lado que você usa com um grampo que não marca/amassa. Depois de um tempinho solte e ela vai ficar no lado que você prendeu.
  • Depois do banho, secar a franja com o secador é a melhor escolha. Contudo se só essa ferramenta não der conta de deixar sua franja como desejado, apele para a chapinha. Os modelos mais finos e menores dão melhor apoio na hora de manusear.

Veja mais!