Por Anna de Cássia em 21/05/2012

Conhecida principalmente por hidratar o corpo, a água de coco é rica em minerais e nutrientes benéficos à nossa saúde, além de conter pouquíssimas calorias. Ela é considerada um isotônico natural, por ser ideal para a reposição dos líquidos e sais minerais perdidos no suor.

Esta bebida, além de ser saborosa e refrescante, é uma ótima fornecedora de sódio, potássio, cálcio, magnésio e vitamina C.

Por muito tempo os nutricionistas recomendaram aos pacientes que cosumissem a água de coco de maneira moderada, pois ela apresenta em sua composição frutose e gordura saturada. Mas agora foi comprovado que a gordura saturada tem seus benefícios para o nosso organismo, fazendo com que os nutricionistas orientem o consumo sem restrições desta bebida.

Benefícios da água de coco

Imagem: Reprodução

Na Segunda Guerra Mundial ela foi utilizada pelos militares para manterem-se hidratados, já que uma menor quantidade de água de coco hidrata melhor que uma maior quantidade de água normal e eles não podiam carregar muita água consigo.

Ela apresenta tantas propriedades importantes para nosso organismo permanecer saudável, que além se der encontrada da maneira natural, passou a ser também comercializada industrialmente.

Propriedades medicinais

  • Ajuda na digestão
  • Colabora no funcionamento do intestino
  • Controla os níveis de glicemia do sangue
  • Previne aterosclerose
  • Estimula as funções renais
  • Facilita a circulação sanguínea
  • Reduz a pressão arterial
  • Impede as cãibras nos atletas
  • Deixa o sistema imunológico mais fortalecido
  • Protege contra alguns tipos de câncer
  • Ajuda a aliviar alguns efeitos colaterais da quimioterapia
  • Favorece a cura de processos inflamatórios
  • Atrasam o envelhecimento
  • Acaba com enjoo e náuseas
  • Ajuda na preservação das bactérias que fazem bem à saúde

Água de coco na dieta

Quem quer emagrecer não deve pensar duas vezes para adicionar esta bebida à sua dieta. Além de não engordar por possuir poucas calorias, ela é ótima para quem está fazendo séries diárias de exercícios físicos, pois repõe os nutrientes perdidos na transpiração e mantém nosso copo hidratado.

Ela vai acabar hidratando sua pele também, fazendo com que em algum tempo você fique mais magra, saudável e com a pele macia e lisinha.

Cuidado!

A água de coco deve ser consumida moderadamente pelos diabéticos e hipertensos, pois em excesso ela pode aumentar as taxas de sódio e glicose.

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