Por Nayla Georgia em 21/11/2012

Comilanças de fim de ano são quase inevitáveis, e conseguir manter a dieta é um grande desafio. Seja na ceia do Natal ou na virada do ano, as guloseimas são irresistíveis e para conseguir manter o corpo em harmonia com a balança, é preciso ter muito controle e não abusar nos petiscos altamente calóricos durante o dia. A seguir, confira algumas dicas preciosas para não exagerar nas festas e aproveitar cada dia especial sem culpa pelo que consumiu, controlando sua alimentação.

Fique ligada nas dicas para não exagerar na ceia e manter a dieta!

Como não sair da dieta nas festas de fim de ano

Foto: Reprodução

  • Beba água! Antes de atacar a ceia, tome um copo de água gelada, pois irá dar aquela sensação de saciedade e não a fará exagerar no prato.
  • Não se sente à mesa com muita fome. Antes de servir a ceia, mordisque alguns petiscos pouco calóricos.
  • Coma pouco! Servir-se de pequenas porções é o segredo para qualquer festa, principalmente na farta ceia de Natal ou Réveillon.
  • Escolha as carnes magras. Geralmente nas ceias além do peru, há o chester, pernil, tender, lombo etc. Prefira aquelas mais magras para não render gorduras indesejáveis.
  • Evite frituras! Fuja das calorias extras preferindo os alimentos frescos, principalmente as frutas.
  • Evite consumir muito álcool. É costume tomar uma taça de espumante na virada do ano e também algumas taças de vinho na ceia natalina, mas vale lembrar que as bebidas alcoólicas possuem muitas calorias e atuam no processo de desidratação, então, é melhor consumir o mínimo que puder.
  • Ao término das festas, não deixe de fazer exercícios regulares. Mesmo com todo o controle para não passar da conta nas calorias, é difícil não adquirir algumas extras com todas as guloseimas das festividades, por isso não hesite em voltar à academia.

Rabanada, panetone e farofa

As delícias típicas das festas de final de ano são quase inevitáveis, porém contém várias calorias indesejáveis. A rabanada, por exemplo, é uma guloseima que tem, em média, 155 calorias em cada fatia de pão adoçado. Já o panetone é rico em frutas cristalizadas, que aumentam bastante a concentração de açúcares e calorias, uma fatia de 80 gramas pode chegar a conter 280 kcal. No caso da farofa, consuma com moderação, pois em cada colher de sopa, 150 kcal são acrescentadas ao seu organismo.

Frutas frescas x secas

Com panetones e outras iguarias de fim de ano, as frutas secas acabam ganhando destaque nas mesas. Todavia, elas são bastante ricas em calorias, principalmente as oleaginosas como amêndoas, nozes e castanhas. As frutas em calda também são muito mais calóricas que as frescas, portanto se estiver tentando emagrecer, escolha sempre as naturais.

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