Por Nayla Georgia em 03/07/2012

Há muito tempo a pergunta “Musculação emagrece?” vem rondando pelas cabeças das mulheres que desejam emagrecer na academia, mas têm dúvidas se devem fazer exercícios anaeróbicos ou aeróbicos. A resposta é positiva, musculação ajuda bastante no processo de emagrecimento e é até um pouco mais eficiente que os exercícios aeróbicos, como a caminhada, corrida e jump. Além de emagrecer, fazer musculação deixa a musculatura firme, modelada e bem definida, mesmo para aquelas mulheres que não desejam ter um corpo sarado. É importante lembrar que todo exercício físico gasta energia, queimando gordura, e a prática de musculação aumenta o metabolismo fazendo essa queima de gordura acontecer até mesmo depois do treino.

E quanto a ganhar músculos?

Musculação

Foto: Reprodução

Várias mulheres se preocupam com a possibilidade de ficarem musculosas caso comecem a fazer musculação, contudo poucas sabem que somente ganhará músculos volumosos se quiserem, basta ser bem orientada por um profissional na área e fazer os exercícios com moderação. A musculação é uma das atividades mais recomendadas para quem quer emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, mas também é ótima para evitar lesões e tratar algumas. Fazendo musculação a mulher irá adquirir massa magra e perder a massa de gordura, o metabolismo será acelerado e isso fará com que o próprio organismo queime gordura até mesmo algum tempo depois da prática.

Anaeróbica x Aeróbica

Qual a mais eficiente no processo de emagrecimento?

A questão entre qual das atividades é mais eficiente para emagrecer é muito discutida e de resposta simples. Na musculação (exercício anaeróbico), a energia que é utilizada depende do glicogênio muscular (a reserva de energia formada a partir da glicose) e quando a atividade termina, esse glicogênio tem de ser reposto, logo, o metabolismo começa e o organismo utiliza os carboidratos para repor. Então os carboidratos consumidos no dia são queimados e acontece o balanço calórico negativo, que é ter ingerido menos calorias do que as queimadas, assim é mais fácil perder peso. Trabalhar com os pesos ainda aumenta a massa magra e isso também ajuda a queimar mais calorias. Então diferente das atividades aeróbicas, que queimam calorias na hora de execução, a atividade anaeróbica queima calorias até depois do treino e isso pode acontecer até 44 horas depois, só depende do condicionamento da pessoa e da intensidade da atividade. Claro, para emagrecer com saúde é preciso adotar uma dieta balanceada e controle com a intensidade dos treinos, comece devagar.

Benefícios adquiridos com a musculação

  • O corpo ficará firme e modelado;
  • Elimina a gordura e aumenta a massa magra;
  • Além de exercitar os músculos, também irá exercitar o cérebro;
  • A musculação ajuda a manter o coração saudável;
  • Ela também melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e falta de flexibilidade.
  • Melhora o sono e o bem estar. Depois de praticar tal atividade é normal se sentir ágil e disposta.
  • Ameniza, e muito, a celulite. Com o aumento da massa muscular, a pele fica mais lisa e isso esconde bastante os furinhos indesejados.

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