Por Nayla Georgia em 20/05/2014

Que o feijão é importante para uma saúde equilibrada já estamos cansadas de saber, mas sabia que há uma proteína nele que pode ajudar a emagrecer? Estamos falando da faseolamina, que é extraída do grão de feijão branco e pode ser uma grande aliada para aqueles que querem perder peso. Prescrita pelo médico, o extrato de faseolamina pode ser consumido em capsulas que não trazem muitas chances de efeitos colaterais ao organismo, já que são compostas de pequenas doses de substâncias químicas.

Phaseolus vulgaris L.

Foto: Reprodução

Phaseolus vulgaris L.

Passados por processos de moagem, drenagem, filtragem e concentração a vácuo, grãos de feijão branco são a matéria prima para a obtenção da faseolamina. Essa glicoproteína está sendo usada pelo mundo como auxiliadora no processo de emagrecimento e, por isso, ganha destaque a cada dia.

Como ela emagrece?

O consumo de carboidratos – pães, massas, bolos, batatas – é de grande importância para a saúde e o bom funcionamento do organismo, entretanto alguns carboidratos em quantidade excessiva podem acabar engordando. A faseolamina acaba sendo responsável pela redução da absorção dos carboidratos no corpo. Isso acontece porque ela inibe a alfa-amilase humana (enzima que transforma carboidrato em glicose). Assim, ao ingerir os carboidratos, menos enzimas para absorvê-los serão enviadas e, consequentemente, menos será a sua absorção.

Faseolamina para emagrecer

Foto: Reprodução

Nada de milagres!

Embora a novidade pareça ser maravilhosa para quem deseja emagrecer, o consumo da faseolamina não faz milagres, afinal ela diminui a absorção dos carboidratos em até 30% e não a bloqueia. Para resultados eficazes, é preciso passar por uma reeducação alimentar e ter uma rotina de exercícios físicos.

Ponto positivo para a diabetes

Feijão branco

Foto: Reprodução

Além de ajudar a emagrecer, a faseolamina pode ser uma grande aliada no controle da diabetes naquelas pacientes que não dependem de insulina. Já que a absorção de carboidratos é retardada, menor a carga glicêmica na corrente sanguínea.

Sempre com acompanhamento

Se interessou pelos benefícios emagrecedores da faseolamina? Converse com o seu nutrólogo, nutricionista ou endocrinologista sobre usar deste artifício. Mesmo sendo um composto natural, cada organismo é diferente e pode ter reações diversas. É necessário que além da reeducação alimentar e exercícios físicos, o médico indique a quantidade de faseolamina a ser consumida.

Grávidas, lactantes e pessoas que sofrem com hipoglicemia devem evitar. Consulte um profissional para o veredicto final.

Veja mais!