Por Helena Emília em 11/04/2012

Comumente, todos sabem que a soja é de grande benefício na alimentação humana, pois diariamente convivemos com alimentos que tem este legume como matéria-prima na fabricação, sejam os leites, óleos ou até mesmo farinha. Mas, por um acaso, você já ouviu falar sobre as grandes propriedades da farinha de soja preta?

Primeiramente, saiba que a soja preta é uma variação da soja que você já conhece, porém, esta é uma versão muito mais saudável da tradicional. Apenas 100 gramas dela traz metade da porcentagem de proteína que uma pessoa necessita consumir diariamente. Por ser enriquecida com substâncias como soflavonas e antocianinas, princípios que auxiliam no controle e perda de peso, a soja preta está se tornando famosa dentre aqueles que precisam perder aquelas gordurinhas indesejáveis e até diminuir o colesterol. Um estudo coreano comprovou que a presença dessas substâncias agem nas células de gordura e ajudam a queimar o que é necessário, fazendo com que o indivíduo consiga emagrecer. Este mesmo estudo testou o consumo desta soja em um grupo de pessoas durante cerca de vinte e oito dias. Resultado: conseguiram absorver cinquenta por cento menos de gordura e tiveram seu colesterol ruim diminuído. Devido ser rica em fibra, o consumo da farinha de soja reduz a fome, dando saciedade e impedindo que você coma pelos cotovelos, o que é necessário na alimentação saudável. Além dos fatores que são um empurrãozinho no emagrecimento, prometendo a secagem de até 4 quilos em um mês, a ingestão desta farinha também dá mais disposição, fazendo com que, através das proteínas contidas, você corra menos risco de sofrer de doenças como fraqueza e anemia. Com a junção de uma dieta equilibradamente nutricional, a ingestão da farinha de soja consegue obter maravilhosos resultados na perca de quilos.

Farinha de soja preta: Como preparar?

Farinha de soja preta

Consuma e diminua suas medidas | Imagem: Reprodução

  1. Torrar 200 gramas da soja em forno baixo.
  2. Quando frios, bata-os no liquidificador até ficar com aspecto de farinha, parecido com a farinha de amendoim.
  3. Após triturado, deve-se conservar em recipiente fechado, abrigado da luz e umidade, guardado na geladeira ou em qualquer ambiente fresco, podendo ser consumido o seu conteúdo em até uma semana.
  4. Duas colheres da farinha são o suficiente por dia. Pode ser adicionada a sucos e alimentos.

Onde comprar?

Se optar pela farinha já pronta, elas estão a venda em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e drogarias maiores.

Veja mais!