Por Nayla Georgia em 18/06/2012

A berinjela é definitivamente um dos alimentos mais indicados nas dietas de emagrecimento, pois estimula a saciedade com o seu alto teor de fibras. Com a finalidade de agilizar e otimizar os benéficos da berinjela, foi desenvolvida uma farinha que pode ser adicionada em qualquer prato, como numa macarronada, na preparação de pães e biscoitos, além de outras várias opções. O ideal é ingerir ao menos 14 gramas da farinha, o que equivale a quatro colheres de sopa, diariamente com a simples recomendação de aumentar a ingestão de água no cardápio.

Propriedades benéficas da farinha de berinjela

Farinha de Berinjela

Imagem: Reprodução

  • Reduz o risco de adquirir doenças coronarianas
  • Diminui a ingestão energética e aumenta o tempo de esvaziamento gástrico
  • Os níveis do mau colesterol (LDL) são reduzidos
  • Melhora a digestão
  • Auxilia no tratamento da artrite e reumatismo
  • Ajuda a emagrecer
  • Contém vitamina B5
  • Minerais como cálcio, fósforo e ferro fazem parte de sua composição
  • Reduz os níveis de triglicerídeos do sangue

A berinjela no processo de emagrecimento

Como a berinjela possui grande quantidade de fibras em sua composição, o nosso intestino é estimulado a funcionar corretamente, mas também são as fibras que dão aquela sensação de saciedade e inibe a compulsão de se alimentar em horários indevidos. Visando os benefícios que o alimento nos fornece, foi criada uma farinha que pode ser adicionada em vários alimentos. Desidratada e torrada, a berinjela, polpa e casca, passa por um processo de trituração até virar um pó. Para emagrecer é importante adotar uma dieta hipocalórica, em geral, um cardápio que conte diariamente com 1.200 calorias, além da prática regular de atividades físicas. Contudo, para todo o efeito emagrecedor funcionar é preciso beber muita água durante o dia. Normalmente tomamos 8 copos diários, logo, tente aumentar para 10 ou mais, caso contrário poderá sofrer de prisão de ventre.

Receita para fazer a farinha em casa!

– 1 kg de berinjelas com casca cortadas em fatias

1º passo:

Coloque a berinjela em uma forma e leve ao forno numa temperatura média de 160°C por duas horas ou até que ela fique crocante e desidratada.

2º passo:

Triture a berinjela num processador ou no liquidificador no modo “pulsar”.

3º passo:

Para conservar pode ser colocada em uma vasilha com tampa e sua validade vai até um ano, se conservada em ambiente arejado.

Veja mais!