Por Priscila Melo em 19/06/2015

Um produto que virou o queridinho das mulheres foi o primer. Ele é super prático e tem um efeito maravilhoso no momento de aplicar a maquiagem. Para que a maquiagem fique do jeito que queremos, é essencial que possua uma boa pigmentação e fixação, principalmente das sombras. E o primer, além de ajudar na fixação da maquiagem, deixa a pigmentação mais forte.

Fazendo o primer de sombra

Existe uma grande variedade de produtos fixadores de maquiagem, alguns deles mais específicos para a área dos olhos, por exemplo. Existem aqueles que são líquidos, outros em creme e outros em forma de spray.

Veja agora algumas receitas de como fazer um primer caseiro.

Primer em creme para os olhos

Para fazer essa receita de primer em creme caseiro, você vai precisar de:

  • Hipoglós pomada ou Bepantol pomada
  • Base líquida na cor da sua pele ou um tom a menos
  • Frasco limpo e com tampa
  • Pincel ou espátula

Você deve colocar no frasco uma pequena quantidade da pomada Hipoglós ou Bepantol e em seguida acrescentar um pouco da base líquida. Misture bem com o pincel ou com a espátula até que essa mistura fique bem homogênea. Após isso, você pode aplicar o primer caseiro em pequena quantidade na sua pálpebra móvel e espalhar bem, depois basta aplicar a sombra.

Primer spray

Para fazer a receita do primer em spray, você vai precisar de:

  • Glicerina Bi-destilada
  • Água
  • Vidro ou frasco de spray limpo

Você irá utilizar como medidor a própria tampa do frasco de vidro. Coloque duas medidas de água e a mesma quantidade dessa medida de glicerina Bi-destilada. Após isso, você deve tampar bem o recipiente e agitar para que a água se misture com a glicerina, formando uma mistura homogênea. Em seguida, aplique o spray e coloque a sombra escolhida.

Faça você mesma - Primer de sombra caseiro

Foto: Reprodução

Primer com manteiga hidratante

Para fazer a receita do primer com a manteiga hidratante, você vai precisar de:

  • Manteiga hidratante
  • Base líquida na cor da sua pele ou um tom a menos
  • Recipiente limpo e com tampa

Você deve colocar no recipiente uma pequena quantidade da manteiga hidratante e aos poucos ir acrescentando a sua base. Misture bem até que tenha uma textura homogênea e que a cor fique adequada para a sua pálpebra. O ideal é que essa mistura fique em uma consistência média, que nem seja muito líquida e nem muito sólida. Lembre-se de que deve ser usada uma manteiga hidratante e não qualquer tipo de hidratante, pois a manteiga possui uma consistência mais firme, o que irá resultar no primer ideal para os olhos.

Dicas

Esses ingredientes você pode encontrar facilmente nas farmácias ou em supermercados. É importante que antes de aplicar o primer, independente da receita que tenha escolhido, o rosto esteja limpo. Lave diariamente seu rosto com sabonete específico, tonifique e hidrate para que sua pele receba bem a maquiagem e tenha uma ótima durabilidade.

Veja mais!