Por Natália Petrin em 11/05/2016

As mulheres têm almejado o crescimento mais rápido dos cabelos, principalmente após arrependimentos que envolvem cortes imprecisos ou desgostosos dos fios. Muitas vezes o desejo de mudanças que nos leva a cortar os fios acaba nos deixando mais desanimadas ainda. Mas nem tudo está perdido. Apesar das mirabolantes receitas não serem recomendadas por dermatologistas, existem algumas que podem ajudar, e não passam de medicamentos caseiros e naturais, que não afetam a saúde de forma negativa. O gengibre é um desses remédios naturais.

Como o gengibre pode ajudar?

Bastante comum entre as pessoas que fazem dietas, o gengibre, além de muito saboroso, é um excelente termogênico natural, e por isso é tão consumido em dietas. Promove a queima de gorduras, além de proporcionar a proteção do organismo contra doenças. Existem indícios do uso do gengibre para a saúde dos cabelos na medicina ayurvédica, que é como chamam um método natural indiano que se baseia em ervas para o tratamento da mente, do corpo e da saúde.

O alimento, aplicado aos fios, ajudava a prevenir a queda, eliminar a caspa, dar brilho, hidratar e ainda, de quebra, promovia o crescimento mais rápido dos cabelos. Isso tudo devido a sua ação como anti-inflamatório natural e estimulante.

O gengibre favorece a circulação sanguínea e o fluxo sanguíneo do couro cabeludo, de forma que acaba estimulando os folículos dos cabelos, promovendo o crescimento dos fios. Ajuda ainda a cuidar e restaurar fios mais finos.

Imagem de mulher segurando gengibre

Foto: Depositphotos

Como usar o gengibre?

É muito simples: compre o gengibre em óleo ou faça um suco e misture ao óleo que você comumente usa nos cabelos. Aplique no couro cabeludo fazendo uma massagem leve e suave em movimentos circulares, de forma a estimular a circulação sanguínea. Deixe agir por um período de, aproximadamente, 10 minutos, e em seguida lave os cabelos normalmente.

Máscara de gengibre com azeite de oliva

Quando a pessoa tem cabelos secos demais, ou ainda deseja combater as caspas em excesso, o óleo de gengibre com azeite de oliva é a mistura perfeita. Basta aplicar como ensinado acima, mas deixar agir durante toda a noite. Pela manhã, lave bem os fios naturalmente.

Para preparar, siga os passos:

  1. Rale o gengibre
  2. Coloque em um recipiente uma colher (de sopa) do gengibre ralado e uma colher (de sopa) do azeite de oliva. Em seguida, misture bem até que se forme uma pasta uniforme e oleosa.
  3. Com os cabelos úmidos, aplique essa pasta massageando os fios, como mencionado anteriormente. É normal sentir o couro cabeludo quente.
  4. Lave os fios após 15 minutos ou, segundo algumas indicações, depois da noite, mas nunca com água muito fria ou muito quente.

Veja mais!