Por Nayla Georgia em 19/08/2013

Para ter cabelos lisos, muitas mulheres investem no poder da escova progressiva, que desmancha os cachos e deixa os fios escorridos. A duração da escova é de, geralmente, três meses, entretanto existem alguns segredinhos básicos que ajudam a manter o efeito por muito mais tempo. Para isso, basta seguir direitinho nossas dicas a seguir!

Faça a escova progressiva durar muito mais!

Foto: Reprodução

Xampu e condicionador que faz a diferença

Lavar os cabelos como de costume pode acabar sendo mais eficaz se usar os produtos certos. Para lavar bem as madeixas, escolha um xampu sem sal, já que essa fórmula deixa a cutícula dos fios fechada. Uma boa dica é usar o produto para cabelos tingidos, pois os componentes dele ajudam a conservar a progressiva por mais tempo. Na hidratação do banho, escolha um condicionador para cabelos que têm químicas e capriche na massagem das pontas com o produto.

Otimize os resultados lavando os fios com produtos que tenham queratina na fórmula a cada 15 dias. Para os cabelos mais danificados o tratamento pode ser feito a cada dezena.

Hidrate sempre

Parece simples demais dizer que o segredo para um cabelo sedoso e saudável é a hidratação. Mas é no simples que o mistério para belos fios está. Hidratações no salão ou em casa ajudam os fios a manterem-se fortes e com as cutículas bem fechadas, ou seja, evita que a poluição e outros fatores externos diminuam o tempo de vida da progressiva. Ampolas de tratamento são excelentes para hidratar e é sempre necessário passar um leave in depois de lavar os fios. Quem é adepto dos cremes caseiros pode experimentar misturar três colheres de mel em um copo de iogurte natural e passar um pouco desse creme no cabelo. Massageie por algum tempo e deixe coberto com uma touca plástica por 40 minutos, depois enxague com água morna.

Escovinha do bem!

Quando se faz a progressiva não se espera que seja preciso escovar os fios, afinal a ideia de alisar de vez é justamente para evitar o uso de secador. Contudo vale ressaltar que a química da progressiva é termoativa, o que quer dizer que o uso do calor ajuda a manter o efeito lisinho. Portanto é preferível secar os fios com o secador do que deixar ao natural.

Pare ai!

Fazer o efeito da escova progressiva durar  requer alguns cuidados com os fios. Não é só por que já estão lisos que não poderão perder o efeito caso não sejam bem cuidados. Saiba o que não fazer:

  • Jamais durma com os fios molhados, assim o cabelo fica muito elástico e pode acabar quebrando. O mesmo vale para quem prende as madeixas ainda molhadas;
  • Corra do xampu antirresíduos, pois ele abre a cutícula dos fios e retira o produto usado para alisar;
  • Lavar o cabelo todos os dias nem pensar! Quanto mais os fios forem lavados, mais rapidamente a química irá saindo. Prefira lavar três vezes na semana para conservar o efeito.

Veja mais!