Por Camila Albuquerque em 30/01/2013

Com os gomos escamosos (que se assemelham a escamas) e casca bem irregular, muitos assemelham a Pitaya a um dragão – por este motivo, ela também é conhecida como “fruta-do-dragão”. É uma das frutas mais diferentes do mundo, tendo suas flores consideradas umas das mais bonitas e vistosas. Recentemente, a pitaya entrou para o ranking das superfrutas, pois é rica em diversos nutriente e possui muitos benefícios. Vem conquistando a preferência de muitas mulheres, pois além do gosto levemente adocicado (alguns dizem que lembra um pouco o gosto do kiwi), um dos seus benefícios é a sensação de estar saciado por mais tempo, ajudando aquelas que não querem engordar – ainda mais porque pode ser consumida em iogurtes, saladas, sorvetes, tortas, cápsulas, etc.

Exótica e cheia de benefícios - Conheça a fruta Pitaya

Foto: Reprodução

Existem 3 variedades de Pitaya

  • Hylocereus undatus: branca por dentro e com a pele rosa.
  • Hylocereus polyrhizus: vermelha por dentro e com a pele rosa.
  • Selenicereus megalanthus: branca por dentro e com a pele amarela.

Seus benefícios

A pitaya, considerada uma fruta incomum, possui benefícios para diversos tipos de doenças. Alguns testes apontaram resultados positivos no controle da glicemia em diabéticos e também em pessoas que pretendem emagrecer, pois é conhecida como “doce do deserto”, já que reduz a sensação de fome e aumenta a de saciedade, conseguindo moderar naturalmente o apetite.

O cálcio, o fósforo e o ferro estão presentes na pitaya, eles ajudam os ossos, os músculos, os dentes e hemoglobinas. Por ser rica em vitaminas A e C, a pitaya também é antioxidante e consegue fortalecer a imunidade do organismo. Além disso tudo, essa fruta também ajuda quem tem hipertensão, prisão de ventre, queima de gordura e problemas nos rins. A pitaya mais indicada para consumo é aquela que possui a casca sem muitas lesões e coloração mais acentuada que as demais.

Propriedades nutricionais

  • Rica em vitaminas A, C e B.
  • Possui ômega 3 e ômega 6.
  • Rica em fósforo, como já citado antes.
  • É uma boa fonte de fibra dietética e sais minerais.
  • A cada porção dela, existe cerca de 6 a 8 mg de cálcio, o que é bem elevado para uma fruta.
  • Ela neutraliza as toxinas de metais pesados no organismo e ajuda na saúde do fígado.
  • Tem ação diurética por possuir bastante água.
  • Possui apenas 60 calorias por porção.

Receita de suco de pitaya

O suco é uma das formas mais procuradas para o consumo da pitaya, se ficou interessada nesta curiosa fruta, comece pelo suco, veja uma receita super deliciosa e nutritiva a seguir.

Ingredientes:

  • 1 pitaya (pode ser qualquer um dos 3 tipos de pitaya)
  • 1 banana
  • 1 rodela de gengibre
  • Gelo
  • Açúcar ou adoçante
  • 2 copos de água

Modo de preparo:

Esse suco é de fácil preparo. As frutas devem ir ao freezer por pelo menos duas horas antes do preparo. Após isso, bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce como preferir (tente não usar muito açúcar caso prefira ele) e ele já estará pronto pra servir.

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