Por Natália Petrin em 29/10/2015

Muita gente ainda não está por dentro dos benefícios que o step pode trazer para o corpo. Esta é uma das modalidades mais procuradas em academias que ajuda a, além de melhorar a forma física, perder peso e desenvolver a coordenação motora. Auxilia também a melhorar a resistência cardiovascular usando apenas um pequeno banco que pode ter altura variável de acordo com a resistência do praticante.

O banco é chamado de bench-step, step-training ou bench fitness, e nele são executados os exercícios. O movimento ajuda a fortalecer e tonificar os músculos das coxas e das nádegas.

Exercícios rápidos para definir o corpo usando o step

Foto: Reprodução/ internet

História

Assim como a aeróbica e diversas outras modalidades fitness, o step teve origem nos Estados Unidos quando Gin Miller, ex-ginasta e professora de aeróbica acabou se vendo obrigada, devido à uma lesão nos ligamentos do joelho, que a obrigou a fazer uma sequência de fisioterapia e reforço dos membros inferiores, que consistia em subir e descer escadas.

Depois disso, a empresa Reebok pegou o trabalho dela e, com médicos, investigadores e especialistas, desenvolveram o step como é conhecido atualmente.

Exercícios

Tente fazer cada um dos exercícios no máximo de repetições que conseguir por um período de 60 segundos. Sem pausa, passe para o próximo e assim por diante. Quando completar os quatro exercícios, descanse por um minuto e depois repita o circuito mais três vezes, sempre pausando por um minuto ao final da sequência.

Flexão degrau

Em posição de flexão de braço, coloque a mão esquerda no step e a direita no chão. Desça o corpo fazendo a flexão. Em seguida, troque de mão e siga fazendo essa repetição invertendo os lados.

flexão degrau

Afundo lateral com salto

Com o pé direito no chão e o esquerdo no step, agache com os dedos da mão esquerda tocando levemente o equipamento para manter o equilíbrio. Com um salto, aterrisse com o pé e a mão direita em cima do step e o pé esquerdo do no chão, do outro lado. Faça o mesmo movimento para retornar à posição inicial. Essa é uma repetição.

afundo lateral com salto

Afundo

Fique em pé, 60 centímetros à frente do step. Coloque as mãos na cintura e dê um passo atrás com a perna esquerda, apoiando o pé na plataforma. Flexione os joelhos e desça o corpo o máximo que puder, sempre mantendo os ombros para trás e o peito aberto. Faça uma breve pausa na posição e depois volte à posição inicial. Essa é uma repetição. Repita o máximo que conseguir em 30 segundos, mude de perna e repita.

afundo

Escalador

Coloque os pés em cima do step e as mãos no chão, afastadas na distância dos ombros formando com o corpo uma linha reta dos ombros aos calcanhares. Tire o pé direito do step, puxe o joelho em direção ao peito e volte. Essa é uma repetição. Faça o mesmo com a perna esquerda e continue alternando o quanto conseguir.

escalador

Veja mais!