Por Nayla Georgia em 25/04/2016

Se antes era um tabu, a sexualidade feminina – felizmente – vem se tornando um assunto bastante comentado e estudado. Enquanto, para algumas, chegar ao clímax é um desafio, outras já estão se mostrando tão relaxadas a ponto de ter orgasmos até mesmo na academia.

Uma pesquisa publicada na revista estrangeira “Sexual and Relationship Therapy” ativou a curiosidade de muitas mulheres. No estudo feito através de um questionário online, centenas de mulheres disseram já ter chegado ao orgasmo fazendo exercícios físicos. A sensação vem sendo chamada de “coregasm” e, segundo essa pesquisa, pode ser obtida a partir de abdominais, agachamentos e outros exercícios.

Coregasm

Da junção dos termos “core” e “orgasm” em inglês, o coregasm ou coregasmo é a sensação de prazer obtida a partir do estímulo de certos músculos do core, sendo eles os músculos dos glúteos, os do assoalho pélvico, do quadrado lombar e os abdominais transversos e oblíquos. E não é preciso fazer exercícios locais para obter a sensação, pois Yoga, spinning, musculação e até escalada de cordas são excitantes.

Imagem de mulher fazendo abdominal

Foto: Depostiphotos

Das 370 mulheres que responderam a pesquisa, 124 relataram que já chegaram ao prazer máximo com os exercícios. As outras 246 revelaram que, embora não tenham tido um orgasmo, vivenciaram sensações de prazer sexual enquanto faziam atividades físicas. Entre as que conseguiram chegar ao clímax, mais de 50 % afirmou que o orgasmo veio com abdominais, 26,5 % com o levantamento de pesos, 20 % fazendo Yoga, 15,8 % praticando ciclismo e 13,2 % durante corridas ou caminhadas.

Ainda não é certeza…

Responsáveis pela pesquisa, Debby Herbenick e J. Dennis Fortenberry, do Centro de Fomento da Saúde Sexual da Universidade de Indiana nos Estados Unidos, afirmam que ela não traz resultados concretos ou comprovados cientificamente. O estudo serviu para acreditar na possibilidade que tantas estavam comentando e, assim, instigarem estudos direcionados ao assunto da sexualidade feminina. Segundo Debby, não se sabe ainda a razão de exercícios físicos causarem essa sensação de prazer das mulheres.

No Brasil, a sexóloga Carmen Janssen, membro da Associação Brasileira de Estudos em Sexualidade, revela que nunca uma de suas pacientes chegou a dizer que teve orgasmos com exercícios, porém muitas delas dizem ter ficado excitadas. Ela acredita que as mulheres podem estar confundindo a sensação com o que as atletas sentem durante ou depois de se exercitar, que é uma sensação de muito prazer liberada pela descarga de endorfina.

Veja mais!