Por Anna de Cássia em 20/11/2012

Todas as mulheres sabem a relação de amor que o sexo feminino mantem com os doces, principalmente o chocolate. Apesar de ser famoso por acalmar a TPM, o chocolate não é consumido apenas nestes poucos dias do ciclo menstrual. Muitas mulheres consomem doces diariamente e isso acaba tornando-se uma compulsão, uma verdadeira gula por doces, que segundo nutricionistas e psiquiatras, pode causar tanta dependência como o álcool, a nicotina ou as outras drogas. Além disso, o consumo excessivo também pode ocasionar no surgimento de diabetes, hipertensão, problemas de colesterol alto e obesidade.

Gula por doces

A gula por doces aumenta o risco de diabetes, colesterol alto e outros problemas relacionados. Saiba como evitar essa compulsão. | Foto: Reprodução

A maioria das mulheres que tenta evitar o consumo de doces é, em grande parte, preocupada com as calorias que vai ganhar. Mas elas deveriam se preocupar também com a saúde, tanto física como mental. Comer um docezinho de vez em quando na sobremesa não tem problema algum, mas para algumas mulheres é praticamente impossível manter-se neste ritmo.

Comilona compulsiva

As mulheres que comem compulsivamente costumam entregar-se aos doces quando querem compensar algum problema ou alguma falta de afeto, com o intuito de melhorar seu humor. Os psiquiatras ligam esta compulsão à depressão, dizem que estão interligados de alguma maneira e que a maioria das pessoas que apresenta um distúrbio, geralmente apresenta o outro também. Isso ocorre porque na depressão, os níveis de serotonina do nosso organismo ficam mais baixos que o normal, e a ausência deste nutriente no nosso cérebro acaba ocasionando um desejo de comer açúcar, quase como se fosse uma necessidade.

É difícil controlar a vontade, quase impossível. Entretanto, é muito importante fazer isto. Manter uma dieta saudável é importante não apenas para emagrecer, mas também para manter o corpo sempre saudável e livre de doenças. O consumo de doces não está proibido, deve apenas ser moderado. Mas se for excessivo, ele pode ocasionar uma diabete, e ai sim, qualquer tipo de doce ou açúcar estará terminantemente proibido. Então, não é melhor começar a se cuidar agora?

Dicas para controlar a gula por doces

  • Vá diminuindo o consumo gradativamente, não adianta tentar parar de uma vez. Se por exemplo, você come doces duas vezes por dia, tente comer apenas uma vez, e na outra, quando der vontade, coma uma fruta ou barra de cereal. Acrescente na sua dieta maça, banana, canela, aveia, castanha-do-pará e grãos em geral, pois irão repor a serotonina do corpo e diminuir ainda mais o desejo por açúcar.
  • Quando for ao supermercado, tente comprar menos doces e mais alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e fibras. Comer mais salada durante o almoço pode fazer seu organismo entender que seus hábitos estão mudando, e assim ele não vai desejar tanto a sobremesa como de costume.
  • Comer bastante (alimentos saudáveis) nas três refeições, pode fazer com que você sinta menos fome durante o dia, o que diminuirá o desejo por doces.
  • Faça um diário de calorias. É só começar a anotar todas as vezes que você comer um doce. O dia, a hora, o tipo de doce e a circunstância. Isso vai te ajudar a perceber a compulsão e também a ter um maior controle sobre ela.
  • Pudins, flans e gelatinas diet são uma ótima saída para aquelas vontades irresistíveis de comer um doce após as refeições.
  • Saber que tem uma guloseima por perto vai apenas aumentar a vontade de comê-la, por isso pare de andar sempre com um chocolate na bolsa, e tire também os doces dos seus esconderijos estratégicos, como a gaveta do escritório onde você trabalha.

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