Por Nayla Georgia em 31/05/2016

Imagine-se na época anterior ao casório: você mantinha uma rotina bacana de exercícios, tinha uma alimentação saudável, com o peso sob controle – até ficava satisfeita com o que via no espelho. Mas, então, você casou… e tudo começou a “desandar”. “Por quê, espelho meu?!”, você já deve ter se perguntado algumas vezes. Foi justamente em meio a isso que uma pesquisa recente, empreendida pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, concluiu que a “culpa” por tudo isso pode ser do seu marido.

Como o casamento engorda?

A pesquisa escocesa desvendou que o hábito de compartilhar guloseimas – como pizzas, hambúrgueres, lanchinhos, sobremesas, pipoca e afins -, algo natural na vida a dois, é um dos fatores mais preponderantes a contribuir para a obesidade. Mas não só à sua: a dele também.

E esse fenômeno tem algumas explicações possíveis:

  1. A rotina alimentar do casal muda, uma vez que a quantidade de comida preparada aumenta e isso os deixa tentados a repetir.
  2. As atividades físicas perdem espaço em prol da família, ficando sempre em segundo plano. O caso só piora se o casal tiver filhos, pois o foco do bem-estar será sempre o do pequeno novo membro.
Imagem de casal em momento de refeição

Foto: Depositphotos

Como foi feito esse estudo?

O estudo científico analisou dados pertinentes à genética, aos hábitos e aos ambientes domésticos – da infância até a vida adulta – de 20 mil pessoas. Com base nesses dados, essa pesquisa concluiu que, a despeito do tipo físico individual de cada pessoa analisada, a convivência com o cônjuge dentro de uma mesma casa contribui de maneira considerável para o aumento de peso.

Casamento não é cilada para quem quer emagrecer

Antes que você repense os méritos do matrimônio motivada pelo estudo ora mencionado, acalme-se! Nem tudo são más notícias. Com um pouco de esforço, o casamento pode se transformar na sua principal arma para reverter esse cenário. Basta que os dois, em concordância, policiem e promovam mutuamente uma alimentação mais equilibrada, rotinas mais saudáveis e, em geral, um estilo de vida melhor para ambos. Com a cumplicidade dos noivos, as mudanças irão se tornar mais fáceis, pois haverá sempre um para segurar o outro na linha quando as dificuldades surgirem.

Veja mais!