Por Nayla Georgia em 09/12/2013

As ruivas têm dominado o Brasil e não é para menos, cabelos ruivos são lindos e bastante sensuais. Como a maioria das garotas brasileiras têm cabelos naturalmente castanhos, a transformação pode passar por alguns processos, dependendo do tom de ruivo desejado.

Lana Del Rey morena e ruiva

Foto: Reprodução

Como passar do castanho para o ruivo?

Parece difícil, mas com um bom profissional ao seu encalço o processo pode acabar sendo bastante suave. Os cabelos castanho-claros, em sua maioria, não necessitam de descoloração para a tinta vermelha pegar. Já os cabelos, naturalmente castanho-escuros podem ser mais rebeldes na hora de ativar o vermelho. O melhor a se fazer, para qualquer caso, é contar o seu histórico capilar para o cabeleireiro e, assim, ele indicará o processo correto. Para as garotas que buscam não danificar os fios, comece fazendo mechas para puxar o vermelho aos poucos, depois de um tempinho já vai ser possível sair do salão completamente ruiva e sem danos.

Qual melhor tom de ruivo?

Julia Petit morena e ruiva

Foto: juliapetit.com.br | Reprodução

Escolher o tom do cabelo é bastante simples, afinal com a variedade de cores que temos atualmente é possível fazer misturas que vão realçar bem a cor da pele. Procure em catálogos de tinturas as cores que mais lhe agradam e aproxime do seu rosto até achar o tom que ficará melhor em você.

Dicas pré-tintura

  • Que fique bem claro: tinta não clareia tinta! Se o seu cabelo já está tingido de castanho, por exemplo, o colocar um ruivo mais claro não vai pegar no seu fio.
  • Decapagem ou descoloração são processos muitas vezes necessários para quem quer ficar ruiva, porém fique atenta, pois são processos muito agressivos.
  • Ao optar sair do castanho e passar para o ruivo, converse com seu cabeleireiro para escolher qual tonalidade vai combinar melhor com sua pele e quais processos serão necessários para atingir a cor.
  • Somente faça a descoloração total dos fios caso eles estejam bem cuidados e hidratados, caso contrário poderão ficar muito quebradiços!
Nayara Rattacasso morena e ruiva

Foto: ordinarygiirls.com | Reprodução

Dicas pós-tintura

  • O ruivo, independentemente da tonalidade, vai sempre desbotar muito fácil, por ser uma cor fantasia. O melhor a fazer para manter a tinta é usar produtos próprios para cabelos tingidos.
  • Fique atenta aos fatores naturais, como o sol, que pode ir, literalmente, queimando seu cabelo sutilmente e fazendo a cor clarear ainda mais. Para prevenir, aposte nos cremes leave in com protetor solar.
  • Como já mencionado, os cabelos ruivos clareiam muito rapidamente. Por isso é sempre bom usar um xampu tonalizante a cada 15 ou 20 dias.

Veja mais!