Por Camila Albuquerque em 10/12/2012

Durante o colégio, a geometria nem sempre agrada a todos. Mas na moda, ela é fácil de usar e tem para todos os gostos. As estampas geométricas aparecem aqui e ali desde a sua febre (nos anos 60 e 70, quando tinham mais visibilidade) e neste ano não foi diferente, apareceu em várias semanas de moda, sendo uma aposta na maioria das marcas – e com a novidade: formas geométricas na modelagem das roupas. Sejam retângulos, triângulos, quadrados, trapézios, círculos… Em estampas ou modelagens, a geometria vai aparecer bastante em 2013. Desta vez, estão no extremo: ou as estampas são pequenas (algumas até minimalistas) ou maxi! A que ganhou mais visibilidade foi a da marca Missoni, sendo copiada por muitas fast-fashion em todo o mundo. Com um toque sessentista e geralmente coloridas, conseguiram conquistar um lugar no verão 2013, então que tal já ir pensando num look repleto de estampa geométrica?

Visuais com esta trend

Dicas para usar estampas geométricas

  • Como essas estampas geralmente são cheias de cores vibrantes, procure equilibrar o look com outras peças neutras, para não correr o risco de errar na combinação. Cuidado com as cores que “brigam” entre si e o mix de estampas, este último é difícil e precisa de muita atenção.
  • Acessórios grandes e de cores chamativas estão permitidos se estiverem proporcionais à estampa, cuidado para não radicalizar demais e ficar meio over.
  • Os vestidos com essa modelagem são perfeitos, pois não exigem muito de seu conhecimento com combinações, já que não possuem tantas cores quanto a estampa minimalista, por exemplo. Aposte em sapatos com o peito do pé à mostra e de cor neutra, é quase um coringa!
  • A combinação candy colors + estampa geométrica é linda e deixa o visual romântico e antenado na medida certa, pra quem prefere cores menos vibrantes.
  • Cortes nos ombros, nas laterais e pequenos detalhes desse tipo também são válidos. Torna o look diferente, sem perder a ideia inicial (a geometria em destaque). Só tenha cuidado com os cortes nas laterais se estiver acima do peso.
  • Comprimento mini, se bem equilibrado com uma camiseta mais “comportada”, deixa tudo bem moderno, até para uma balada.
  • Também são indicados os acessórios como bolsas, sapatos, meias, lenços, etc., principalmente se você acha as estampas chamativas demais e prefere algo mais discreto, apenas com um pouco da tendência, para não deixá-la passar batida.
  • Conjuntinhos são uma ótima pedida para o trabalho, saindo do velho terninho de uma cor sem graça. Mas tenha cuidado para não exagerar e ficar deslocada em seu ambiente de trabalho.
  • Atenção em termos de proporções: opte pelas peças em lugares onde suas curvas são menos acentuadas, pois as cores e formas podem dar uma falsa impressão de ‘lente de aumento’.

Veja mais!