Por Nayla Georgia em 25/01/2013

As brasileiras têm um jeito de esmaltar as unhas deixando-as perfeitamente uniformes e preenchidas com esmalte, já as americanas preferem uma técnica mais simples. A esmaltação americana consiste em pintar as unhas sem que o produto tenha contato com as cutículas e quando há, não é o tradicional palitinho de laranjeira com algodão na ponta que vai limpar os errinhos, mas sim um pincel chanfrado. Complicado de entender? Talvez um pouco, mas é definitivamente uma técnica bem mais saudável para as unhas das garotas que não conseguem viver sem esmaltar.

Como fazer a esmaltação americana

Esmaltação americana, uma técnica mais simples e saudável de esmaltar

Foto: Reprodução

Para fazer a técnica, é preciso ter em mãos o esmalte escolhido, acetona ou removedor de esmaltes e um pincel chanfrado comum, do mesmo modelo daquele usado para fazer maquiagem. Siga o passo a passo a seguir e faça em suas unhas!

  1. Comece preparando as unhas como de costume. Retire o esmalte velho, remova os excessos de pele das cutículas e lixe;
  2. Depois de preparadas, aplique uma base protetora ou niveladora, isso irá garantir a nutrição e força das unhas e facilita a distribuição do esmalte sobre as unhas;
  3. Ao escolher o esmalte, aplique-o bem devagar e cuidadosamente para evitar ao máximo que o mesmo entre em contato com as cutículas, como na imagem abaixo.
  4. Passe quantas camadas forem necessárias para deixar o esmalte uniforme e cobrindo bem a unha. Espere aproximadamente 10 minutos para começar a limpeza dos cantinhos;
  5. Com o pincel chanfrado e o removedor de esmaltes, molhe a ponta e retire o excesso num papel toalha. Posicione o pincel no centro da base da unha e vá descendo pela lateral. Repita o processo do outro lado e também por todas as unhas até que todo o redor delas esteja completamente limpo. Uma dica valiosa é apoiar bem as mãos sobre uma mesa para que o traço fique bem firme e não haja erros.

As vantagens deste método

  • As cutículas são menos maltratadas, já que não é necessária a esfregação de acetona no algodão e palitinho de laranjeira;
  • Deixa as unhas aparentando estarem mais compridas;
  • Os dedos não ficam tingidos quando usar algum esmalte que seja muito pigmentado;
  • É mais rápido de esmaltar quando se pega o jeito de fazer a técnica;
  • De certa forma, há economia de algodão e acetona, pois não precisarão mais ser utilizados para limpar os borrões do cantinho.

Veja mais!