Publicado por Natália Petrin

A rotina de beleza das mulheres nunca estará completa sem a esfoliação da pele. Essa ajuda a realçar a beleza natural e a manter a pele saudável e bonita. Ela é responsável pela eliminação das células mortas da pele devolvendo à ela seu brilho e suavidade naturais, além de ajudar a disfarçar marcas e cicatrizes do rosto, por exemplo.

Esfoliantes naturais

Esfoliantes naturais para o rosto

Foto: Reprodução

Apesar de existirem muitos cremes disponíveis no mercado para este fim, alguns dos melhores esfoliantes podem ser feitos em casa. Confira alguns deles abaixo.

Açúcar

Muita gente não sabe, mas o açúcar – preferencialmente o de grãos finos – não é somente o vilão de quem precisa fazer dietas, mas ajuda a esfoliar a pele. Para o processo, umedeça o rosto já limpo e coloque em suas mãos uma colher de açúcar, espalhando bem entre as duas. Em seguida, passe no rosto fazendo sempre movimentos circulares de baixo para cima sem fazer força. Em seguida enxágue.

Aveia

A aveia, além de ser excelente para a saúde quando consumida, é também um excelente esfoliante natural. Para isso, misture três colheres de sopa de aveia em flocos e ¼ de xícara de leite. Deixe descansar durante dez minutos, e em seguida aplique no rosto. Deixe agir por alguns minutos e em seguida enxágue o rosto. Mas atenção: se você tem a pele oleosa, substitua o leite por água, pois o leite ajudará a hidratar a pele.

Cenoura

Para fazer a máscara esfoliante de cenoura, limpe e descasque uma e corte-a. Em seguida, coloque no liquidificador para triturar a ponto de formar uma pasta com textura. Adicione um pouco de creme hidratante e aplique no rosto. Deixe agir durante 15 minutos e então remova.

Mel e amêndoas

Mel e amêndoas

Foto: Reprodução

Muito usado pela indústria cosmética, o mel ajuda a tratar da pele dando mais vida e brilho. Misture em um recipiente uma colher de mel, duas amêndoas moídas e uma colher de chá de suco de limão. Em seguida, aplique em seu rosto com movimentos circulares e deixe agir durante aproximadamente 15 minutos. Lave bem o rosto em seguida com água fria. Atenção: esse procedimento deve ser feito somente durante a noite e o rosto deve ser lavado antes de exposição ao sol, pois a presença do limão unida à exposição ao sol pode causar manchas na pele.

Aveia, iogurte e lavanda

Em um recipiente, adicione duas colheres de aveia em flocos, uma embalagem de iogurte natural e uma gota de óleo essencial de lavanda. Misture bem e aplique a mistura no rosto massageando em movimentos circulares de baixo para cima. Esse procedimento ajuda, além da remoção das peles mortas e hidratação da pele, a acelerar o processo de remoção de manchas e pequenas cicatrizes.

Veja mais!