Por Marianna Feiteiro em 04/12/2013

O poder das ervas na cura de doenças, fortalecimento da imunidade e promoção do bem-estar é amplamente conhecido. Porém, seus benefícios não se limitam apenas ao tratamento interno do corpo. Folhas de camomila, hortelã, pimenta e outras são capazes de melhorar o aspecto da pele, reduzindo inflamações, evitando e combatendo o envelhecimento das células e ainda hidratando a cútis.

Chás e máscaras de ervas que melhoram a pele

Foto: Reprodução

A partir desses ingredientes, é possível preparar chás para consumo, que irão beneficiar a pele de dentro para fora, ou máscaras de tratamento, que fornecerão ação tópica. Os dois tipos de tratamentos podem ser, inclusive, combinados para potencialização dos resultados.

Alguns dos produtos benéficos à pele incluem:

Camomila: rica no óleo essencial azulenio, que é um conhecido calmante, cálcio e enxofre, que reduzem a sensibilidade da pele e têm poder cicatrizante, a camomila ainda possui flavonoides, que têm poderosa ação antioxidante, antialérgica e antiinflamatória.

Pimenta: com função vasodilatadora, suas folhas secas ainda promovem a hidratação da pele e o rejuvenescimento celular.

Abacate: rico em óleos essenciais, tem propriedades antioxidantes e revitalizantes.

Confira abaixo algumas receitas com ervas, frutas e outros ingredientes que ajudam a melhorar a saúde e a beleza da pele:

Chá de camomila

Chá de camomila

Foto: Reprodução

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de água quente
  • 2 a 3 colheres (chá) de flores secas de camomila
  • Mel a gosto

Modo de preparo

Coloque as flores secas de camomila em uma xícara. Despeje por cima a água recém-fervida. Deixe em infusão por cerca de 3 minutos. Coe e adoce com o mel. Beba em seguida.

Máscara de chá de pimenta

Chá de folha de pimenta seca

Foto: Reprodução

Ingredientes

  • 1 folha seca de pimenta
  • 1 copo d’água
  • 1 colher (sopa) de argila branca (pode ser verde)

Modo de preparo

Prepare um chá fraco através da infusão da folha seca de pimenta no copo de água fervente. Dissolva a colher de argila no chá já morno. Aplique sobre o rosto, pescoço e colo e deixe descansar por cinco minutos. Remova usando chá morno de camomila.
Esta máscara dilata os poros, elimina toxinas e repõe minerais.

Máscara de abacate e hortelã para peles oleosas ou mistas

Chá de folha de abacate com hortelã

Foto: Reprodução

Ingredientes

  • 1 folha seca de abacate
  • 1 ramo seco pequeno de hortelã
  • 1 copo d’água

Modo de preparo

Faça a infusão das folhas secas na água fervente. Depois de morno, aplicar o chá no rosto, pescoço e colo e deixar descansar por 10 minutos. Remova apenas o excesso da infusão e deixe a pele secar naturalmente.

Veja mais!