Por Natália Petrin em 01/06/2015

É comum encontrarmos mulheres que não vivem sem um secador, né? Secar os cabelos faz parte de uma incansável rotina de cacheadas, lisas, ruivas, morenas, loiras e coloridas! Mas será que isso faz bem para o seu cabelo?

O melhor mesmo é deixar os cabelos secarem naturalmente, mas a gente sabe como isso é difícil para algumas. Então, como minimizar os danos causados? Aí é que entra a nossa questão de hoje: evitando alguns erros que comprometem a saúde dos seus fios e que muitas cometem.

Como secar?

Antes de secar os cabelos, dê uma boa enxugada com uma toalha ou deixe secar por algum tempo antes de usar o secador. Os fios, quando ainda molhados, ficam mais frágeis e acabam sofrendo mais os danos do calor do secador. O segundo passo é usar o protetor térmico. Acreditem, ele pode ajudar MUITO na proteção dos fios contra o calor excessivo. Em seguida separe os fios em mechas finas.

Evite deixar o secador muito perto dos fios, como fazem quando vão nos fazer escova no salão, sabe? Isso é muito ruim para os seus cabelos que podem ficar bastante ressecados e quebradiços. O mesmo vale para as raízes. Quando for secá-las, seque de longe e não insista muito, pois o aquecimento da raiz pode causar queda e muitos outros problemas.

Erros que cometemos ao secar os cabelos

Foto: Reprodução

Como escolher a escova ideal

A escova a ser usada deve ser de cabo e corpo de madeira, mas nunca as metálicas! Apesar de trazerem um efeito mais rápido, elas aquecem demais, concentrando o calor nos fios e danificando-os.

Movimentação e temperatura

É importante que ao secar os cabelos, você não deixe o secador focado muito tempo em um lugar só. Isso vai, com certeza, detonar os fios! Mantenha o secador sempre em movimento ao longo de diversas partes da sua cabeça e dos fios, pois assim nenhuma parte vai receber o calor intenso por tempo demais seguido.

E você sabia que o secador tem temperaturas para diferentes tipos de cabelo? Pois é. Você já deve ter reparado que o secador tem algumas intensidades, variando de modelo para modelo. A temperatura mais quente deve ser usada em cabelos mais grossos e o moderado em fios mais frágeis e finos.

Dica: Se você quer deixar os cabelos mais soltinhos e macios, experimente jogar um jato de ar frio nos cabelos logo depois de secar.

Veja mais!