Por Daiane Silva em 11/08/2011

Que uma maquiagem bem feita pode salvar a aparência de qualquer uma como se fosse mágica, a gente sabe. Mas… será que sabemos mesmo como aplicar os produtos corretamente, qual cor de base realmente combina com nosso tom de pele, qual batom é o ideal, lápis ou delineador? Kajal? Gloss? Cintilantes ou opacas? São tantas opções em cosméticos, tantas novidades que fica difícil saber se estamos acertando na hora do make.

Veja agora os erros mais comuns a todas nós na hora da produção

Erros na hora da maquiagem

  1. Se você não for acostumada a se maquiar, comece aos poucos e, quando tiver um compromisso marcado, teste suas habilidades dias ou ao menos horas antes, assim, terá tempo para correções. E lembre-se: MENOS É MAIS! É melhor uma maquiagem discreta do que excessiva!
  2. A iluminação adequada na hora de se maquiar é muito importante! Faz diferença nos tons escolhidos.  Escolha um ambiente bem iluminado!
  3. Não compre produtos de maquiagem com pressa, escolha com calma e teste os tons escolhidos para ver se combinam com seu tom de pele. A maioria das lojas oferece testadores, experimente e peça a opinião de alguém mais experiente.
  4. O tom de base escolhido, por exemplo, deve ser a cor do seu colo. Teste a partir daí para não errar, também pode ser testada aplicando um pouquinho na maçã do rosto ou no queixo, se ficar invisível, pode usar. Além disso, não carregue demais na aplicação para não ficar parecendo “reboco” no seu rosto!
  5. BatonsO corretivo é de grande importância na maquiagem. Se você não sabe qual cor usar, peça orientação sobre as marcas oferecidas e se informe sobre qual cor deve ser usada para seu tipo de olheiras.
  6. Excesso de máscara para cílios é comum, mas muito feio! Para retirar um pouco quando errar, passe um cotonete embebido em demaquilante.
  7. O delineador de olhos deve ser aplicado com cuidado, pois costuma ser motivo de borrões e exageros. Comece a passar do meio para o final do olho, esticando um pouco a pele da pálpebra. Se for um lápis de olhos, a dica é aquecer levemente a ponta na palma da mão antes de aplicar.
  8. Errar na sombra também é fácil, principalmente exagerar na dose! Como as que usam aquelas cores bem vibrantes, estilo anos 80. Quem tem olhos pequenos, por exemplo, deve usar tons claros na parte côncava e escura na parte de fora para não diminuí-los ainda mais; quem quer diminuir o tamanho dos olhos, deve usar tons de marrom e, para uma produção para a noite, pode usar preto. Esfumar bem para que não fique muito marcada.
  9. Blush na cor errada ou em excesso prejudica a maquiagem. Pegue leve, você não quer ficar parecendo uma palhacinha, com dois círculos no rosto, não é??
  10. Errar no batom também acontece. É preciso respeitar o contorno dos lábios, mesmo para quem quer aumentar um pouco o volume. O gloss foi feito para dar brilho, não para ficar escorrendo. Não deixe os lábios MELECADOS! E outro erro terrível: deixar os dentes manchados com batom, principalmente de cores fortes.

Algumas famosas também erram no make…

Erros na maquiagem - celebridades

Erro na maquiagem - celebridade

Veja mais!