Por Nayla Georgia em 13/08/2013

Tomar um chazinho é uma ótima pedida para o dia. Quem deseja acelerar o metabolismo pode escolher alguns deles para essa finalidade. As ervas tendem a melhorar a digestão, afastar a ansiedade, acabar com a insônia e também a emagrecer. Mas não vale achar que o simples ato de tomar o chá já vai fazer todo o trabalho (quando se trata de perder peso), é preciso aliar a uma dieta saudável e exercícios físicos.

Enxugue sua silhueta com chás que aceleram o metabolismo

Foto: Reprodução

O metabolismo

Entende-se por metabolismo o conjunto de transformações dos nutrientes e outras substâncias no organismo que sofrem reações para produzir energia que o mantém funcionando. Cada pessoa tem um metabolismo diferente, pois ele é influenciado por fatores genéticos, pela altura, idade, peso, sexo, dieta, prática de atividades e até pela temperatura ambiente.

Chás para turbinar o metabolismo

Chá verde

Já conhecido por ajudar a emagrecer, o chá verde é o favorito por ser um ótimo termogênico, além de reduzir a absorção de açúcar no sangue e acelerar o trânsito intestinal. Esse chá também ajuda a diminuir a compulsão por carboidratos, ingredientes importantes na dieta, mas que em excesso só engordam. Para usar esse chá para turbinar o metabolismo, beba de duas a três xícaras por dia.

Chá de cavalinha

A cavalinha é um ótimo desintoxicante, ela atua nas inflamações e extermina os nódulos de celulite, ativando a circulação sanguínea e acelerando o metabolismo. Para obter esse efeito do chá, faça uma infusão da cavalinha e beba de três a quatro copos por dia. Pode tomá-lo quente, morno ou gelado, sem açúcar ou adoçante.

Chá de canela com gengibre

A canela e o gengibre são ótimos alimentos termogênicos, que ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gorduras. O chá desses dois ingredientes ajuda também a melhorar a disposição para o dia. No inverno, opte por tomar o chá bem quentinho, já no verão invista no chá gelado, batido com pedras de gelo. Para fazer o chá, coloque 1 pau de canela e 2 rodelas de gengibre para 1 litro de água. Ferva a água e coloque os ingredientes para que apurem por alguns minutinhos. Caso essa proporção seja extrema para o seu uso, diminua a quantidade de água e, consequentemente, dos ingredientes. Beba de duas a três vezes ao dia.

Dicas para aproveitar melhor o efeito dos chás

  • Sempre beba o chá fresco, guardar para o outro dia não é ideal;
  • Coloque algumas folhas frescas de hortelã para deixar o sabor mais gostoso e menos amargo;
  • Não o prepare em vasilhas de alumínio, pois a eficácia pode ser perdida.

Veja mais!