Por Camila Albuquerque em 07/05/2013

Um velho conhecido…

Existem tendências que de tão boas, duram por muitos anos. Este é o caso do boho chic, que provavelmente surgiu em meados de 2003. Não é só uma tendência, é um estilo que recebe este nome porque mistura a moda boêmia (com brilhos e joias diferenciadas) com a moda folk (camurça, couro, lenços e peças étnicas, por exemplo), e também permite um toque a mais de identidade da pessoa que usa o look. Este é um estilo muito adotado pelas londrinas (aliás, surgiu na Inglaterra!) e novaiorquinas, mas popularizou-se em vários países, já que pode ser usado em qualquer clima ou território, basta apenas saber mesclar estampas, cores, peças atuais e antigas, acessórios com ar vintage ou étnico, etc. Em 2013, esse estilo ganha ainda mais destaque com o ar “hippie” que anda aparecendo nas novas tendências.

As principais peças do boho chic

Seria útil se as peças que compõem este estilo fossem “exatas”, mas por ser extremamente variado e versátil, o boho chic pode abranger tudo, se bem usado. A mistura de trends atuais com tendências meio hippie de décadas atrás talvez seja a essência desse estilo. É despojado porque na sua “mistura” entra: o hippie, o boêmio, o folk, o vintage, o punk e o romântico.

Os tecidos fluidos são essenciais, ainda mais se usados em saias – longas ou não. Aliás, as saias longas são ótimas para começar uma produção boho chic. Outras peças que vemos muito as It Girls usando são: batas, calças boca de sino, shorts, calças ou saias de cintura alta, vestidos, botas tipo cowboy, rasteirinhas, etc. Tudo com muita camurça, franjas, tecidos com ar de envelhecidos, penas, pedrarias e bordados. Os acessórios têm uma cara de “comprados em feirinhas” e vão desde colares compridos à vários anéis grandes ou pequenos. E a maioria das produções boho chic são baseadas nas cores: vinho (meio bordô), caramelo, marrom, turquesa e chocolate, mas outras cores vivas aparecem em detalhes.

Adote esta trend

  • Busque peças com cara de artesanais, feitas à mão.
  • Dê preferência para aquelas que parecem ter vindo de décadas passadas, principalmente anos 70.
  • Tente adaptar tendências atuais ao boho chic: como o crochê (que vai aparecer muito no inverno), o burgundy e as botinhas de cano curto ou médio.
  • Estampas floridas são as que mais combinam com o estilo, experimente!
  • Invista em acessórios de couro, chapéus, óculos, etc. Tudo que tenha um ar boho.
  • Camisas com tecidos leves, com cores e/ou estampas suaves são ótimas para looks no dia a dia, por exemplo.

Looks

*Clique no ícone “i” para ver a legenda das fotos.

Veja mais!