Por Daiane Silva em 17/10/2011

Como  a maioria das pessoas está sempre em busca de uma maneira de emagrecer e, de preferência de forma saudável, quando pesquisas mostram que alimentos podem ajudar nessa luta, a satisfação é ainda maior. Esse é o caso da descoberta de que o feijão branco é um poderoso aliado de quem está de dieta, mostrada numa reportagem do Programa Globo Repórter, na Rede Globo, há algum tempo. Depois dessa matéria, o consumo do feijão branco aumentou muito!

Os feijões tem uma quantidade grande de proteína, essencial para a saúde, mas o feijão branco, que a maioria está acostumada a comer em saladas, tem uma proteína extra, chamada faseolamina, que inibe a digestão de carboidrato pelo organismo, ou seja, retarda a absorção de açúcares no sangue, segundo a nutricionista e pesquisadora da Universidade do Vale dos Sinos do RS (Unisinos). Mas, para ter esse efeito, o feijão deve ser consumido na forma de uma farinha, ou extrato, que pode ser feito em casa mesmo e exige certos cuidados no consumo.

Emagrecer

Como fazer

  • Após lavar bem o feijão, deve-se secá-lo, ou no papel toalha ou no sol.
  • Só não se pode secar no forno, pois a proteína seria anulada, ele deve ser consumido cru.
  • Como esse feijão cru se torna tóxico, a quantidade máxima consumida ao dia deve ser controlada.
  • Após bem seco, o feijão deve ser batido no liquidificador e peneirado, podendo ser ainda passado pelo processador, se a pessoa quiser uma farinha bem fininha.
  • A quantidade a ser preparada deve ser pequena, para que o consumo aconteça antes de a farinha ficar velha e perder efeito.

Como funciona o efeito emagrecedor do feijão branco?

Feijão Branco

Se comemos um prato de macarrão, por exemplo, com 200 gramas, é como se tivéssemos comido um prato com 160 gramas. Ou seja, o extrato de feijão branco reduz 20% do carboidrato ingerido, já que impede que seja digerido pelo organismo.

>> Meia hora antes da refeição, deve-se misturar uma colher pequena, rasa da farinha num copo d’água.

Essa receita pode ser ingerida duas vezes ao dia, antes das principais refeições, mas apenas isso! Se tomada em excesso, pode causar diarréias, problemas intestinais e náuseas como efeito colateral. A dose permitida ao dia é de um grama, então, o ideal é pesar essa quantidade e consumir apenas isso!  Alerta a nutricionista Renata Ramos.

A pesquisa foi feita pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, onde um grupo de cinquenta adultos obesos fizeram uma dieta saudável por oito semanas, sendo que, metade do grupo recebeu a farinha de feijão antes das principais refeições e a outra metade recebeu uma farinha sem efeito nenhum. Após o período de teste, a metade que recebeu o extrato de feijão branco estava, em média 1,7 kg mais magro do que a outra metade, que recebeu placebo e ainda com os triglicerídeos três vezes mais baixos.

Outros estudos mostraram perdas de peso de até 4% após 30 dias. E o melhor, além de ajudar a perder peso, o feijão branco ajuda a reduzir o diabetes. Mas é importante respeitar o limite estabelecido para ser consumido por dia. Segundo a nutricionista, aumentar a dose não só é perigoso pela toxicidade do feijão cru, como também não emagrece mais do que com a quantidade limite.

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