Por Daiane Silva em 08/12/2011

Como sabemos, a maçã é uma das frutas mais benéficas à nossa saúde, recheada de vitaminas e minerais, é considerada uma proteção natural ao nosso organismo, já que combate diversas doenças de forma efetiva, inclusive o câncer e doenças nos olhos. Além disso, cada uma possui apenas 65 calorias em média e, por isso, tornou-se a fruta predileta de quem deseja emagrecer alguns quilos!

A maçã contém diversas vitaminas, inclusive na casca, onde a concentração de vitamina C é maior, a fruta também possui vitaminas A, B1, B2 e E, além de sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo, cobre, magnésio e potássio. Também é fonte de  fibras, antioxidantes, como flavonóides, betacaroteno, etc. Ela reduz a pressão arterial e o colesterol, tornando-se, assim, completa para auxiliar a quem quer queimar gorduras e perder peso, já que também possui pectina, que se transforma em uma espécie de gel e impede a absorção de gorduras, também tem capacidade de eliminar a vontade de comer doces.

Dieta da maçã

A fruta funciona como um inibidor natural do apetite, já que é extremamente saciante, por isso, quem quer emagrecer, deve comer uma maçã 15 minutos antes das refeições, a pectina presente na maçã torna a digestão mais lenta, fazendo com que a pessoa sinta menos fome e ganhe mais ânimo para emagrecer!

Como funciona a dieta da maçã?

Além de todos os benefícios para a saúde que esta fruta  proporciona, o hábito de incluí-la entre as refeições, auxilia a pessoa que está querendo se livrar de umas gordurinhas extras a controlar duas coisas que costumam por um dieta a perder: a fome e a vontade de comer doces! Como já mencionado, a maçã dá sensação de saciedade e também anula a vontade de comer doces por conta do açúcar natural que contém, este, muito saudável e livre de calorias extras.

Além disso, existem todas as propriedades da maçã que favorecem

  • pele, tornando-a mais tonificada e bonita,
  • os cabelos,
  • unhas e todo o corpo de forma geral, se torna mais saudável, o que sempre é uma vantagem a mais, especialmente se a pessoa estiver muito acima do peso, quando as taxas de colesterol e triglicérides possivelmente estejam alteradas.

Tudo isso é motivo suficiente para se confirmar que a maçã ajuda a perder em média 2 quilos por semana! A dieta da maçã é recomendada aliada à uma dieta equilibrada e o consumo máximo de maçãs por dia é de cinco unidades, já que a fruta possui muitas fibras.

A dieta em si, consiste em comer a fruta quinze minutos antes das principais refeições e também em alguns lanches nos intervalos, não necessitando se fazer uma dieta tão restritiva, que, afinal, já se comprovou que não tem continuidade a médio e longo prazo, por isso, o ideal é incluir a fruta na alimentação e reduzir o consumo de frituras e doces, assim, os efeitos benéficos chegarão, certamente!

Veja mais!