Por Nayla Georgia em 23/04/2012

Além de saborosos, os alimentos termogênicos, os “queimadores de gordura”, são grandes amigos na hora de ajudar a emagrecer. São chamados assim por terem propriedades que elevam a temperatura do corpo. Na verdade, todos os alimentos são termogênicos, mas alguns têm maior potencial na hora de queimar calorias.

Algumas pessoas optam por fechar a boca na hora em que decidem emagrecer. É uma decisão radical que até funciona, mas não ajuda na saúde. Os alimentos termogênicos podem ser grandes aliados estratégicos, mesmo os mais poderosos dando uma retardada no processo digestivo (quanto mais difícil digestão, mais calorias estão sendo queimadas). Alguns especialistas garantem que incluir os termogênicos na dieta pode chegar a emagrecer de 5 a 10 kg em apenas três meses!

Alimentos termogênicos

Alimentos termogênicos

Um destes alimentos é a pimenta, que acelera o metabolismo em até 20% | Imagem: Reprodução

  • Pimenta Vermelha: Também conhecida como pimenta-caiena, ela aumenta o metabolismo em 20% e possui propriedades de retirar gorduras das artérias. Comer diariamente 3 gramas, duas vezes.
  • Gengibre: Também aumenta o metabolismo em 20% com seu consumo frequente. Pode ser consumido cru, em forma de chá, refolgado ou misturado com suco de alguma fruta. Consumir diariamente 3 gramas, duas vezes.
  • Chá-Verde: Reduz a absorção do açúcar no sangue, inibindo a ação da amilíase, que é a enzima responsável pela digestão dos carboidratos, além de favorecer o trânsito intestinal e acelerar o funcionamento do metabolismo. Tomar uma xícara de chá 5 a 10 minutos antes das refeições, diariamente. Uma dica é adicionar o chá-verde no arroz.
  • Canela: É o alimento menos termogênico, mas também ajuda na redução de peso e dilata os vasos sanguíneos. Consumir 1 grama duas vezes ao dia, polvilhado em frutas.
  • Mostarda: É um alimento termogênico, mas algumas vêm com açúcar em sua composição, prefira o que não têm. Usar uma colher de sobremesa duas vezes ao dia em saladas ou outros pratos.
  • Omega-3: Presente nos peixes (bacalhau e sardinha, por exemplo) e na semente de linhaça, o Omega-3 aumenta o metabolismo, elimina o excesso de líquidos do corpo e ainda é anti-inflamatório.
  • Vinagre de maçã: É o melhor alimento para perder a barriga. Para consumir basta adicionar uma colher e meia de chá em um copo de água morna, beber pela manhã e antes de uma refeição, ou usar o vinagre para temperar saladas.

Curiosidades

Diferente do que a maioria das pessoas pensa o açaí, café, chocolate amargo e o pó de guaraná são estimulantes e fazem o organismo gerar calor e desprender energia. Outra dica curiosa na hora de perder alguns quilos é a água gelada, pois ela estimula o corpo a aumentar a temperatura, queimando calorias com isso.

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