Publicado por Nayla Georgia

A semente que vem do linho utilizado na indústria têxtil, chamada de linhaça, não somente é útil na confecção de tecidos como também pode ser alimento. Existem dois tipos de sementes: a semente de coloração amarelo-douradas e as marrom-escuras. Essa primeira é a mais indicada para consumo alimentar, já a segunda tem seu óleo extraído para uso farmacêutico e industrial. A linhaça amarelo-dourada é cultivada de forma orgânica e é um pouco mais cara que a outra. Ela ainda possui mais ácidos graxos e outros tipos de ômegas, como o 3, 6 e 9.

Propriedades

Linhaça

Imagem: Reprodução

A maior fonte de ômega 3, que diminui o colesterol ruim (LDL), encontrada na natureza é a linhaça. Ela passa de vez a propriedade encontrada nos peixes, possuindo ainda outros tipos de ômegas (3, 6 e 9). Ela também é rica em antioxidantes e anticancerígenos. Assim como minerais, vitaminas, fibras e proteínas também fazem parte das propriedades da linhaça. A linhaça ainda previne o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas. As fibras são abundantes na linhaça, elas auxiliam no sistema digestivo e intestino, beneficiando a pele ao mesmo tempo. Uma das mais importantes substâncias na semente é a chamada “lignana”, um composto fenólico com propriedades muito antioxidantes, que tem a mesma função do estrógeno, atuando no apoptose celular (mecanismo de defesa que destrói as células defeituosas). Possui semelhanças com a soja, o grão que tem isoflavona e fitoesteróide na composisão, simulando o hormônio feminino. Pesquisas recentes indicaram que a linhaça ajudaria a conter a reprodução de células cancerosas, fazendo diminuir o risco de tumores, como os de cólon, mama e próstata.

Em que a linhaça é benéfica

  • Ameniza os sintomas da menopausa;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Combate a acne;
  • Combate os distúrbios digestivos e respiratórios;
  • Contribui com o sistema imunológico;
  • Controla a diabetes;
  • Dá uma equilibrada nos hormônios;
  • Reduz o colesterol;
  • Regula o intestino.

Como consumir esta semente?

A forma mais ideal para consumo da semente de linhaça é tritura-la no liquidificador até formar um farelo que poderá ser consumido durante o dia, de preferência no desjejum, juntamente com outros alimentos, como frutas ou iogurtes. Não se deve triturar muitas sementes, apenas a quantidade que será consumida, 2 colheres de sopa são suficientes para um dia. Caso seja preciso armazenar o pó, coloque em um vidro bem fechado e leve à geladeira, assim poderá ser guardado por uma semana no máximo. Evite comer as sementes inteiras, pois o organismo tem dificuldade em romper a parede celular delas.

E para emagrecer?

A linhaça tem o poder de espantar a fome, por causa das fibras, que estimulam a produção de um hormônio controlador do apetite. Para aumentar a sensação de saciedade durante o dia, é indicado consumir as sementes de linhaça trituradas no café da manhã, mas também pode ser consumida quando houver vontade de comer compulsivamente. Outro truque que ajuda a emagrecer é deixar as sementes de molho em uma tigela por oito horas e beber um copo da água coada trinta minutos antes das refeições.

Veja mais!