Por Nayla Georgia em 09/05/2012

O equipamento mais disputado nas academias que queima gorduras, fortalece os músculos e ainda aumenta a resistência respiratória e cardiovascular, o Spinning, também conhecido por Ciclismo Indoor, é um dos grandes aliados na hora de emagrecer de forma saudável. As aulas são frequentadas por homens e mulheres com idade entre 15 e 60 anos e é possível perder até 700 calorias em uma hora de treino.

Podendo ser praticado de duas a três vezes por semana, o Spinning promete resultados visíveis a partir do segundo mês de treino. As aulas são dinâmicas e divertidas. Há participação coletiva e a música tocada na academia é sempre bem animada, para dar coragem e motivação. Nada melhor para aliviar a tensão de um dia de trabalho estressante e ainda melhorar o fôlego, enrijecer pernas e bumbum. Uma hora de atividade na bike corresponde a duas horas de pular corda e quatro horas de caminhada!

Spinning

Gaste até 700 calorias com uma hora de exercício | Imagem: Reprodução

Ajustando a bicicleta

Para ter um treino seguro e evitar acidentes que parecem pequenos, mas podem tomar grande proporção, é preciso tomar cuidado em como os ajustes da bike estão.

  • Antes de subir, fique ao lado do banco e ajuste-o na altura do quadril.
  • Deixe o guidão mais alto que o banco.
  • Prenda o tênis na fita e coloque o cadarço para dentro, para não enroscar no pedal.
  • A distância do banco para o guidão equivale à medida do seu antebraço (do cotovelo até a mão fechada). Para conferir, sente-se e certifique de que o joelho não ultrapasse a linha da ponta do pé.

Cuidados

As aulas são um tanto pesadas para quem tem sérios problemas cardíacos, articulações dos joelhos comprometidas e coluna em mau estado. Para saber se existe a possibilidade de treinar com a bike do Spinning é importante a consulta com um médico.

Dicas para melhorar o treino da Bike Indoor

  • Use um frequencímetro: é um aparelho que monitora a frequência dos batimentos cardíacos. Muitas mulheres fazem o Spinning com a intenção de emagrecer e isso não acontece. Pode ser por que a frequência cardíaca está muito baixa, não conseguindo atingir o necessário para a queima de gordura.
  • Utilize banco de gel ou bermuda acolchoada: como a maior parte da aula é sentada, o bumbum costuma doer. O banco original da bike é bastante desconfortável, então um bom recurso para melhorar esse fato seriam esses acessórios.
  • Calce sapatilha apropriada: a bicicleta do Spinning tem um firma-pé para prender o tênis, mas a sapatilha especial (usada por ciclistas profissionais) pode melhorar muito sua performance e evitar dores e até inflamações nos tendões dos pés.
  • Mantenha o corpo hidratado: ter sempre uma garrafinha de água ou isotônico ajuda a manter um bom rendimento. Lembrando que o isotônico é calórico e deve ser evitado se o objetivo for a perda de calorias.
  • Tenha uma toalhinha por perto: é importante levar esse adereço para se secar, pois as mãos tendem a ficarem suadas e podem escorregar do guidão, causando acidentes.

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