Por Gabriel Oliveira em 24/01/2013

O tênis é um esporte que está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. O que antes era visto como um esporte para a elite, agora está se popularizando e vem mostrando excelentes benefícios, que vão muito além da simples diversão.

Como funciona esse jogo?

Ele é jogado com uma bola e uma raquete para arremessa-la. Quanto aos competidores, podem ser duas ou quatro pessoas (dependendo da modalidade). A quadra possui uma rede fixada exatamente no meio, que delimita o espaço de cada um dos competidores.

Emagreça 500 calorias jogando tênis

Foto: Reprodução

Quem deseja começar, é necessário adquirir os materiais necessários, assim como as roupas adequadas, como por exemplo:

  • Raquetes de grafite, que são super resistentes e possuem uma maior durabilidade. Mas caso esteja começando agora e não queira gastar muito, as de alumínio também são ótimas!
  • Bolinhas;
  • Calçado específico para o esporte (são feitos em couro e possuem a sola mais baixa);
  • Quanto às roupas, o tradicional é um short e uma camisa pólo (a Lacoste ficou famosa por conta deste esporte).

Tome bastante cuidado na hora de dar os primeiros lances. É muito fácil se machucar com uma raquete ou bola de tênis. Por conta disso, procure ter aula com uma pessoa experiente no assunto, o que vai evitar alguns hematomas futuros!

Jogar tênis emagrece?

Assim como qualquer atividade física, o tênis é uma ótima opção para quem quer perder aqueles quilinhos extras e ficar com um corpo sequinho no verão. Além disso, ele traz mais uma série de benefícios, os quais estão atraindo uma gama de pessoas a praticarem o esporte:

  • Jogando apenas uma hora você já consegue queimar mais de 500 calorias, que é quase o equivalente à uma refeição. E queimando calorias, você automaticamente estará perdendo peso.
  • Para melhores resultados e emagrecimento rápido, combine o esporte com outros exercícios, como corrida e musculação, para deixar os músculos ainda mais tonificados e livrar-se da tão temida flacidez.
  • Todos os músculos do corpo são trabalhados. Além disso, o tênis melhora os reflexos e a coordenação motora.
  • Esta prática melhora a qualidade de vida, evitando doenças cardiovasculares e prevenindo a osteoporose e doenças relacionadas.
  • Quando praticado regularmente, o tênis pode ser uma ótima arma para emagrecer. Alie esse esporte com uma dieta saudável, evitando gorduras e doces, que com certeza os resultados aparecerão bem antes do que você imagina.

Veja mais!