Por Daiane Silva em 08/08/2011

É saudável usar produtos Herbalife?

No ano de 2008, surgiram algumas denúncias de que os produtos Herbalife, uma linha de produtos naturais usados em vários países para emagrecimento e nutrição, seriam responsáveis por sérios problemas hepáticos em diversos pacientes na Espanha. Apesar disso, não houve confirmação dessa ligação dos produtos com a doença dos pacientes. A empresa se manteve acompanhando as investigações e prestando esclarecimentos. As autoridades espanholas à época desses casos, investigaram casos ocorridos também em países da União Européia, Islândia, Suíça e Israel, entre 1992 e 2006.

O que dificulta a confirmação e até mesmo uma investigação e melhor acompanhamento do uso desses produtos ditos naturais, é o fato de a venda ser feita diretamente ao consumidor, sem a fiscalização necessária. Contudo, no Brasil e em vários outros países, a empresa possui as autorizações e certificações necessárias para a comercialização dos produtos, como aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Saúde e da Economia.

Herbalife

Os produtos oferecidos por representantes autônomos, o chamado marketing de rede, são diversos, incluindo pós para shakes de vários sabores e apresentações, sopas, suplementos de cálcio e vitaminas, barras de cereais, etc. Também chás e até produtos para tratamento da pele e perfumes.

Os produtos realmente ajudam a emagrecer?

“PERCA PESO AGORA, PERGUNTE-ME COMO!” Este é o slogan usado pela empresa em bottons que chamam a atenção de quem luta contra os quilos a mais.

A marca promete suprir as necessidades de proteínas, fibras e aminoácidos, se os produtos forem consumidos da maneira indicada, além disso, o programa incentiva a ingestão de lanches saudáveis entre as refeições e o aumento do consumo de água, o que contribuiria para o emagrecimento ou manutenção do peso desejado. No Brasil, seis marcas de shakes foram testadas e o shake da marca Herbalife foi o único aprovado como substituto parcial de refeições, podendo substituir até duas refeições ao dia. Estes shakes são usados para perder peso, ganhar massa muscular ou manter o peso de forma saudável.

Shake da Herbalife

Várias pessoas afirmam que sim, o programa de redução de peso realmente funciona e ficaram satisfeitas com os resultados, outras acham que não, que os produtos são um engodo e o preço elevado dificulta a manutenção do programa. Como em tantas outras questões subjetivas, é difícil se ter certeza a respeito.

Quando parar de tomar os produtos vou engordar outra vez?

Esta é a pergunta que muitas pessoas se fazem quando pensam em iniciar um programa de emagrecimento usando produtos suplementares como os shakes, que, para alguns, tem um preço elevado. A conclusão é que, assim como em diversas outras dietas, importante seria manter os bons hábitos adquiridos durante o programa, pois os representantes da marca salientam a importância de aliar ao uso dos produtos, uma dieta mais rica em verduras e frutas, muita água e uma rotina de exercícios físicos. Só essa mudança, por si só já contribuiria para manter o controle do peso.

Se, ao contrário, ao parar de tomar os shakes ou suplementos, a pessoa relaxar e voltar aos maus hábitos alimentares, certamente o peso aumentará novamente.

Veja mais!