Por Daiane Silva em 21/11/2011

Antigamente os cabelos ruivos não faziam tanto a cabeça da mulherada, de modo geral, até porque dá bastante trabalho mantê-los bonitos, mas, atualmente, com a moda dos cabelos coloridos e com as ousadias cada vez maiores das celebridades que lançam moda, as mulheres comuns também caíram de amores pelos tons de fogo! Outro motivo são as opções em cuidados à venda e a vontade de inovar e ficar fashion!
Apesar da vontade de ousar e mudar de visual radicalmente, é bom saber sobre os cuidados que os cabelos nessa cor exigem!

Mudando o tom…

  • De loira de pele clara para ruiva: cabelos claros absorvem mais as cores e ficam com resultados mais intensos, então é bom testar antes com tinturas não permanentes, até achar o tom certo. As peles claras ficam bem com tons mais naturais até os mais vivos, como os tons “morango”.
  • De loira ou cabelos castanhos e pele clara para ruiva: todo e qualquer tom de ruivo fica bem, de modo geral, quanto mais clara a cor do cabelo, mais claro e brilhante o tom de vermelho!
  • De castanhos ou castanhos escuros e pele cor de oliva para ruiva: os tons mais escuros de vermelho são os ideais, sendo os tons mais claros propícios para as peles mais claras.
  • De cabelos pretos e/ou pele escura para ruiva: nesse caso, o ideal é o aconselhamento de um bom profissional, já que é praticamente certo que os cabelos serão descoloridos para a mudança, o que causará uma fragilização aos fios. Uma opção para evitar tudo isso são as mechas avermelhadas ou usar tons escuros de vermelho, que darão um tom avermelhado discreto, sem necessidade da descoloração.
  • De grisalha a ruiva: esse é um caso que exige cuidado, já que fios brancos não possuem cor alguma e sofrerão mais com o processo químico. O ideal é que o cabelo seja primeiramente tingido numa cor o mais próxima possível da cor natural, para depois ser tingida de ruivo, assim, não haverá risco de os cabelos brancos ficarem alaranjados.

Lembre-se:

  • A cor ruiva é uma das que mais desbotam e podem manchar também, portanto, o ideal é mudar a cor com um bom profissional e seguir suas orientações de cuidados e manutenção;
  • Existem produtos específicos para cuidados de cabelos ruivos, como xampus com pigmentação, condicionadores e leave-in na mesma linha, programe-se para usar esses produtos específicos, especialmente os xampus sem sal e não adstringentes, que oxidam e desbotam os fios mais rapidamente;
  • Para a manutenção da cor, você poderá usar tinturas não permanentes ou henna, que duram algumas lavagens e dão muito brilho aos cabelos! Escolha o tom do tonalizante levando em conta a cor que seu cabelo esteja naquele momento para comparar à  da caixa.
  • Se quiser voltar à sua cor natural, prepare-se: é mais difícil ainda! Serão necessários tons escuros para cobrir os vermelhos, já que cores claras não são suficientes e, ao desbotarem, os reflexos vermelhos irão surgindo! O jeito é ir retocando…

Veja algumas fotos de diversos tons de ruivos! Inspire-se!

 

Cabelos ruivos

VERMELHOS ESCUROS

 

Cabelos ruivos

VERMELHO FANTASIA

 

Cabelos ruivos

VERMELHOS CEREJA

 

Cabelos ruivos

NATURAIS

 

Cabelos ruivos

ACOBREADOS

 

Cabelos ruivos

RUIVOS PROFUNDOS

MONTAGEM DAS IMAGENS: www.gosteieagora.com

Veja mais!