Por Tailane Paulino em 26/09/2018

Confira nesse post tudo sobre drenagem linfática manual: Como fazer em casa, para que serve e quais os benefícios da massagem para o corpo.

Antes de tudo drenagem linfática é o nome dado a uma técnica de terapia corporal que estimula e acelera a circulação com a ajuda de massagens. As mais eficientes são feitas com as mãos e ajudam a melhorar a circulação da linfa, um líquido formado pelas células de defesa do nosso organismo e que precisa circular pelo corpo.

Além disso, quando feita corretamente, a drenagem reduz a retenção de líquidos no corpo. Isso porque os movimentos das massagens ajudam o corpo a expulsar todo o excesso de toxinas presentes no organismo. 

O que é drenagem linfática manual?

Drenagem linfática é uma técnica de terapia corporal. Através dela o sistema linfático do corpo é estimulado por meio de movimentos de massagem. Ela pode ser feita com o auxílio de uma máquina especial ou com as mãos. Sendo essa última a mais indicada pelos profissionais.

O sistema linfático é formado por vasos e linfonodos, que fazem parte da defesa do organismo. Eles transportam a linfa, um líquido que carrega os glóbulos brancos, para todo o corpo. Essas células são responsáveis pela defesa do organismo, atacando qualquer corpo estranho que possa causar alguma doença.

Mulher recebendo massagem

A drenagem linfática pode ser feita nos membros, barriga, costas e rosto (Foto: depositphotos)

Por esse motivo estimular o bom funcionamento desse sistema traz benefícios para todo o corpo. Não apenas para a questão estética, com a redução do inchaço e celulite, como também para a melhora do sistema imunológico.

Para que serve?

Como já foi falado, a drenagem serve para estimular o funcionamento dos linfonodos e melhorar a circulação do corpo. Isso acontece por causa dos movimentos feitos na massagem, já que eles favorecem as áreas onde ocorre um maior acúmulo de líquidos e toxinas.

Os linfonodos ou gânglios linfáticos são glândulas que funcionam como o quartel general do organismo. Eles ficam espalhados por todo o organismo, sendo mais comumente encontrados nas axilas e no pescoço.

Essas glândulas têm o papel de liberar os glóbulos brancos pelos vasos linfáticos, que correm por todo o corpo. O inchaço no corpo ocorre quando há o excesso de líquido nesses vasos. Para evitar esse problema que existe a drenagem linfática, já que ela ajuda a reduzir essa retenção e ativa a circulação.

Assim, a massagem corporal pode ser feita nas pernas, nos braços, na barriga e até mesmo no rosto. Nesse último ela ajuda na circulação sanguínea e produção de colágeno, que serve para deixar a pele mais bonita.

Veja também: Massagem Aura, técnica que promete reduzir inchaço e celulite

Benefícios

Fazer regularmente a massagem de drenagem linfática traz inúmeros benefícios para o corpo. Entre eles está a melhora do sistema circulatório do corpo e a diminuição da retenção de líquidos e toxinas prejudiciais. Assim, há uma diminuição visível do inchaço, principalmente nas pernas e na região da barriga.

Um segundo benefício da drenagem é auxiliar na redução da celulite, aquelas marquinhas que incomodam muita gente. Isso ocorre porque a massagem melhora também a circulação de sangue e consequentemente a oxigenação do corpo. Dessa maneira há uma melhora na qualidade da pele e diminuição das marcas da celulite.

Outros benefícios da técnica de massagem é melhorar a aparência de hematomas e outras marcas no corpo. Além disso, ela é indicada para pacientes em pós-operatório de cirurgias plásticas, por melhorar a cicatrização e a sensibilidade do local.

Muitas pessoas também buscam na drenagem linfática uma ajuda para perder peso. Isso acontece porque, ao estimular o sistema circulatório, se diminui o inchaço corporal, que é a principal causa de reclamações.

Como fazer a drenagem linfática em casa

A massagem corporal é feita geralmente por profissionais habilitados. Isso porque é preciso seguir os movimentos dos vasos linfáticos do corpo. Caso contrário, o resultado não irá aparecer e pode até mesmo acarretar em problemas.

Mas não é preciso preocupação, pois com um pouco de paciência é possível fazer a drenagem sem sair de casa. Só é necessário se atentar ao movimento correto das mãos e duração das sessões.

A drenagem é uma técnica que pode ser usada em várias partes do corpo. Sendo assim, é possível estimular a circulação de todas as regiões para garantir um melhor resultado final.

O principal objetivo da drenagem é esvaziar os linfonodos, por isso é preciso sempre fazer movimentos de dentro para fora nas áreas onde eles estão localizados.

Uma dica importante é sempre fazer a massagem na parte da tarde ou a noite, já que são os melhores momentos para a eliminação de líquidos. Separamos aqui as técnicas de massagem corporal que devem ser usadas para cada parte do corpo.

Pernas

Para fazer a técnica de massagem corporal nas pernas é preciso estar, preferencialmente, deitado. Antes de tudo, passe um creme hidratante para ajudar o movimento das mãos sobre a pele.

Logo depois, comece o estímulo pelos tornozelos. Faça movimentos firmes até o joelho, sempre seguindo o movimentos dos vasos da pele. O ideal é repetir esse movimento de 5 a 10 vezes, tanto na parte da frente como na de trás das pernas.

Quando terminar faça os mesmos movimentos, mas dessa vez seguindo até próximo à virilha. Na parte de trás do corpo, os movimentos devem acompanhar a curva do bumbum. Repita até 10 vezes e caso ache necessário aplique mais um pouco de hidratante para ajudar.

Veja tambémMassagem Ayurvédica – uma tratamento corporal relaxante

Braços

Nos braços, o processo é parecido com o que é feito nas pernas. Antes de tudo, você deve deitar de barriga para cima. Logo depois comece a fazer movimentos de deslizamento dos punhos até o cotovelo. Continue repetindo esse processo por, pelo menos cinco, vezes.

Depois passe para a parte de cima do braço, seguindo com os mesmos movimentos do cotovelo até as axilas. Repita o processo pelo menos sete vezes. Caso ache necessário pode aplicar um hidrante na pele para facilitar os movimentos das mãos.

Barriga

Fazer drenagem na barriga também é um processo bem simples, para isso basta apenas seguir estas instruções. Primeiro você se deita com a barriga para cima e passar um hidratante corporal da sua preferência.

Logo depois comece fazendo movimentos circulares, sempre em sentido horário. Comece partindo do umbigo e seguindo com os movimentos por toda a barriga. Repita isso, pelo menos, dez vezes.

Depois você precisa fazer movimentos como se estivesse pressionando a barriga e seguindo até a virilha. Esses movimentos sempre são feitos de cima para baixo e de dentro para fora. Repita todos pelo menos dez vezes, sempre do começo da barriga até a virilha.

Por último você deve fazer movimentos de cima para baixo, na lateral da barriga. É preciso pressionar suavemente a região até chegar no quadril. Também é preciso repetir esse processo pelo menos dez vezes.

Rosto

Essa massagem ajuda a desinchar e a melhorar a qualidade da pele do rosto. A boa notícia é que ela é simples e pode ser feita antes se maquiar, por exemplo. Antes de tudo é sempre importante estar com a pele bem limpa e hidratada, já que ajuda nos movimentos da massagem.

O primeiro passo é fazer movimentos circulares na região da clavícula, para melhorar a circulação. Esse processo deve ser repetido pelo menos dez vezes antes de seguir para a próxima parte.

A seguir, é necessário fazer movimentos circulares, como se estivesse empurrando o líquido da base do pescoço até próximo à mandíbula. Sempre com movimentos suaves e firmes, você deve repetir a operação também cerca de dez vezes.

Depois parta para a região da boca e do queixo. Em primeiro lugar você precisa fazer movimentos de semi círculo partindo do meio do queixo. É preciso repetir esse processo pelo menos seis vezes.

Passe então para a região ao redor da boca. Sempre arrastando a pele suavemente até chegar no meio do queixo. Repita esse processo em toda a região, até chegar na base do nariz. Não se esqueça de repetir os movimentos pelo menos seis vezes e sempre terminar no ponto de início.

Na região das bochechas e nariz você precisa fazer movimentos suaves, seguindo até próximo as orelhas. Próximo aos olhos você deve fazer os mesmos movimentos, sempre em direção as orelhas. Repita o processo entre cinco e seis vezes de maneira suave.

Por fim, na testa e olhos o processo é semelhante. Sempre pressionar suavemente a região e arrastar em direção as orelhas. O ideal é repetir o processo pelo menos cinco vezes em cada área.

Drenagem linfática emagrece?

Existe um mito de que a drenagem linfática por si só ajuda a emagrecer. Mas isso não é verdade. Ela ajuda na eliminação de líquidos e toxinas acumulados e, consequentemente, diminui o inchaço corporal.

Dessa forma ela não funciona queimando a gordura localizada, mas pode ajudar eliminando o excesso dela através da urina. Portanto, o ideal é sempre aliar a massagem corporal com a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável.

Contraindicações

Sim, existem alguns grupos de pessoas devem evitar fazer a drenagem. O primeiro deles são pessoas que estejam com alguma infecção. Isso acontece porque a massagem pode ajudar a espalhar a infecção pelo corpo e piorar o problema de saúde.

Da mesma forma, pacientes de alguns tipos de câncer, tuberculose e problemas respiratórios agudos devem evitar a massagem. Por fim, a drenagem também não é indicada para quem sofre de doenças renais, hepáticas e cardíacas que não estejam sob controle, como também trombose e hipertireoidismo.

Portanto, antes de se arriscar com a técnica de massagem em casa procure um médico para descartar qualquer um desses problemas de saúde.

Veja tambémMassagem Tailandesa, uma técnica oriental cheia de erotismo

Quais as vantagens de fazer drenagem linfática em casa?

Fazer a drenagem linfática manual em casa pode ser um processo um pouco demorado, mas que vale a pena. Isso porque ela não só melhora a saúde como também melhora o conhecimento sobre o seu corpo.

Portanto, quem precisa fazer a técnica de massagem pode ter grandes vantagens em seguir essas dicas e começar a fazer em si mesmo. É também sempre importante lembrar que é preciso prestar atenção as reações do seu corpo e evite fazer a massagem caso esteja doente.

Veja mais!