Por Daiane Silva em 17/08/2011

Estamos sempre à procura de técnicas para melhorar nossa aparência, principalmente quanto aos sinais que vem com a idade e marcam nosso rosto. Apesar das muitas opções cosméticas e até mesmo procedimentos cirúrgicos para retardar o envelhecimento da pele, podemos contar com um tratamento muito simples e eficaz que pode ser feito em casa, por nós mesmos: a DRENAGEM FACIAL, que nada mais é do que  uma massagem específica de pontos do rosto que elimina as toxinas de forma suave e além disso, relaxa as tensões musculares que se acumulam na face devido ao estresse diário, deixando a pele serena e luminosa.

Além disso, é usada para suavizar olheiras e até hematomas causados por traumas, doenças ou cirurgias.

Os toques e manobras da drenagem linfática facial devem ser leves.

“Os movimentos são de deslizamento e bombeamento e têm a finalidade de desobstruir os canais linfáticos, causando sensação de bem-estar e provocando maior eliminação do líquido retido no organismo, através da urina”, explica Tatiana Campos Rocha, especialista em fisioterapia dermatofuncional e drenagem linfática, do Espaço Equilíbrio, em Minas Gerais.

Faça a massagem você mesma

Feita regularmente, à noite ou preferencialmente pela manhã, a massagem ajuda a manter a tonicidade e prevenir o envelhecimento da pele,  estimulando a circulação sanguínea, o que melhora a nutrição celular.

Não há restrições quanto à idade, inclusive é aconselhável à adolescentes, por promover a diminuição da acne, desde que não  sejam casos muito severos de acne ou ainda, pacientes que tenham câncer do sistema linfático.  Confira abaixo o passo a passo para fazer a drenagem facial em casa. A sequência é simples e não leva mais do que 10 minutos.

A massagem é feita em duas etapas

  1. Deve-se estimular os gânglios do rosto e pescoço da seguinte maneira:
  2. Com os dedos indicador e médio de cada mão abertos em V, envolva a orelha pela frente e por trás, pressionando-a e soltando por três vezes. Envolva o queixo, pressionando-o com os três dedos na parte de cima e o polegar na parte de baixo, por três vezes também; e por último, pressione as duas mãos acima dos ossos do peito (conhecidos como “saboneteira”) e pressione os quatro dedos, menos o polegar por três vezes.
  3. Comece a drenagem: ponha o indicador e o dedo médio de cada uma das mãos, juntos, na testa e vá deslizando para baixo até as orelhas, faça três vezes e depois desça um pouco os dedos na mesma posição, logo acima das sobrancelhas e leve novamente em direção às orelhas. Após isso, faça novamente a desobstrução dos gânglios nessa área das orelhas, como no início.
  4. Posicione os dois dedos indicadores e médios,juntos nas laterais do nariz e venha deslizando, passando pelas olheiras e pelas bochechas, em direção às orelhas, por três vezes;
  5. Posicione os dedos na mesma posição no queixo e puxe em direção às orelhas, por três vezes;
  6. Depois, posicione-os e puxe-os para baixo, passando pelo pescoço e descendo até a saboneteira.  Não esquecendo de fazer o bombeamento sempre que fizer uma série de movimentos. Isso ajudará a eliminar a toxinas mais facilmente.

As séries de massagem devem ser feitas no mínimo duas vezes por semana e é preciso manter a constância para que os resultados sejam visíveis.

Vale a pena experimentar!

Vídeo da Fisioterapeuta Marilia Fazio ensinando no programa Mulheres na Gazeta, ao lado de Catia, como fazer auto drenagem linfática facial

Veja mais!