Por Katharyne Bezerra em 14/01/2016

Dormir tarde engorda e há várias teorias para explicar esse fato. A conclusão partiu de um estudo feito por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que, após analisarem dados sobre a forma física e os hábitos noturnos de três mil adolescentes, descobriram o mal que faz ir dormir tarde tanto para o corpo como para a saúde. Os pesquisadores americanos também mostram que o tempo gasto de sono também determina no acúmulo de gorduras, tendo em vista que as pessoas que levantam tarde da cama também correm o risco de engordar. Os porquês para tais resultados podem ser conferidos a seguir.

Por que dormir tarde engorda?

Na pesquisa feita pelos estudiosos americanos, os jovens foram separados em grupos, um deles dormia uma hora antes de outro que sempre ia dormir mais tarde. Esses, por sua vez, apresentaram, em média, 2,1 pontos a mais de índice de massa corporal (IMC), em comparação com os que vão para a cama mais cedo. Este número representa seis quilos a mais no corpo de uma pessoa com 1,75 metros de altura.

Dormir tarde engorda ou não?

Foto: Reprodução/ internet

Pregar os olhos tarde da noite altera os hormônios, aumenta o apetite e consequentemente o acúmulo de gordura no corpo, estas são algumas das explicações para esta descoberta. É fato, basta ficar uma noite acordado até mais tarde que o de costume que você sentirá fome e para saciar vai acabar comendo algum alimento. Além de sentir fome e não resistir ao desejo, os sistemas do corpo trabalham com mais lentidão durante a noite e, por essa razão, os alimentos não são metabolizados como deveriam.

Os jovens no estudo

A escolha por jovens para compor a pesquisa faz todo o sentido, tendo em vista que é nesta fase que as pessoas estão consolidando o seu estilo de vida, que pode ser saudável, tendo ótimas noites de sono ou não. Além disso, o tempo gasto enquanto estão na cama está associado à produção de hormônio do crescimento, o que é indispensável para a moçada que está em processo de desenvolvimento.

Quem dorme até tarde também engorda

O acúmulo de gorduras não está associado apenas ao ato de passar madrugadas acordado, mas também ao dormir até tarde. Duas teorias são lançadas como possíveis explicações a esse fato. Por exemplo, quem dorme mais está em constante repouso, enquanto que quem está acordado no período da manhã está mais propenso a gastar calorias. Outra suposição é que a taxa de metabolismo sofre uma desaceleração quando a pessoa se encontra dormindo, facilitando a tendência em engordar.

Veja mais!