Publicado por Nayla Georgia

Toda vaidosa concorda que os poros abertos não são lá muito atraentes. Inclusive, esses danadinhos dão uma aparência mais gordurosa e disforme à pele, levando para os ares aquela ideia de sair sem make e com a pele maravilhosa. De fato, a dilatação dos poros na face dá nos nervos, mas existe uma super aliada para disfarçar: a maquiagem.

Por que os poros dilatam?

Ocorrendo com maior frequência no verão – mas não quer dizer que em temperaturas frias ela não aparece –, a dilatação dos poros da pele ocorre, principalmente em pessoas de pele naturalmente oleosa. Os poros podem se abrir devido ao acúmulo de resíduos que ficam presos na superfície da pele, inclusive. E ainda podem ser resultado da idade que vai avançando. Tendo dito os motivos, vale lembrar que a dilatação de poros na cútis não é uma doença, mas uma reação natural do corpo.

Mascarando os poros com maquiagem

Sabe aqueles tutoriais maravilhosos das blogueiras ou aquelas excelentes matérias de beleza, publicadas por revistas, que mostram peles perfeitas? Imitar exemplos como esses é uma tarefa complicada quando os poros estão abertos e oleosos. No entanto, a maquiagem aliada a cuidados básicos consegue chegar ao efeito homogêneo e aveludado tão desejado. Saiba como ter aquela pele de pêssego:

Disfarce os poros dilatados com maquiagem

Foto: Reprodução/internet

  • Antes de começar a se maquiar, lave bem o rosto com água gelada. O frio ajuda a diminuir o inchaço e os buraquinhos dos poros.
  • Hidrate e tonifique o rosto para preparar a pele antes de receber os produtos de maquiagem, isso ajuda na uniformidade e durabilidade da make. Lembrando de escolher produtos indicados para seu tipo de pele, em especial aos produtos oil free para peles oleosas.
  • Comece a “tampar” os buraquinhos dos poros com um bom primer. Esse produto cria uma película sobre o rosto, dando uma superfície mais uniforme para receber a base.
  • Para disfarçar bem os poros, a aplicação da base deve ser feita com uma esponjinha. Espalhe o produto dando batidinhas leves e tenha paciência para cobrir toda a face.
  • O pó deve ser aplicado com um pincel macio e grosso, dessa forma o produto será uniformemente espalhado em uma camada fina. Uma dica para quem não quer pesar a make é usar o pó translúcido, este só irá matificar a pele sem alteração de cor.

Tire a máscara

Mesmo que os “buraquinhos” no rosto causem aquele incômodo visual ao se olhar no espelho, lembre-se que para não piorar o caso ou ocasionar o surgimento de problemas é muito importante remover a maquiagem antes de dormir. E não exagere! Os poros precisam respirar, por isso pegue leve na quantidade de maquiagem usada e deixe a pele limpa completamente por alguns dias na semana.

Veja mais!