Por Helena Emília em 03/10/2013

O verão vem chegando! Surge então a preocupação em não entrar no biquíni e há a necessidade de, como toda brasileira gosta, fazer bonito na praia.

Já percebeu que há dias que a sua barriga parece maior do que realmente é, como se tivesse ganhado vários quilos de um dia pro outro? Na verdade, pode não ter nada a ver com gordura acumulada por ter comido demais e sim por não estar se alimentando com a qualidade devida! Acontece que alimentos pesados, geralmente, demoram tempo maior que o necessário para ser digerido, fermentando o estômago e deixando o abdome com aparência de ‘estufado’. Sabendo disso, porque não reverter essa situação de maneira simples?

Dieta poderosa para secar a barriga

Que tal secar a barriga e ficar como na foto? Veja dicas e uma sugestão de cardápio que irá te ajudar. | Foto: Reprodução

Veja o que fazer

Muito fácil: procure ingerir alimentos que têm “vida breve”, ou seja, são facilmente digeridos pelo organismo, durando pouquíssimo tempo dentro do corpo humano. Esses alimentos são: Frutas, verduras e grãos integrais. Entretanto, lembre-se de que fibras demais fazem mal, podendo causar efeito reverso ao desejado: comece a inclui-las no cardápio de maneira lenta e moderada, até que o seu organismo se acostume.

Aproveite também para dar uma “forcinha” às fibras ingerindo bastante água. O recomendado por dia é a ingestão de pelo menos dois litros de água. Vale ressaltar também que não deve-se tomar líquidos durante as refeições, afinal, os mesmos diluem ácidos digestivos e atrapalham todo o processo, fazendo com que o alimento demore muito mais do que o esperado no organismo e cause os desconfortáveis inchaços e gases na região da barriga. Especialistas comprovam que essas simples dicas acima são capazes de trazer resultados em até dois dias!

Mulheres, devido à hormônios específicos, costumam também se sentir “pesadas” durante a fase pré-menstrual, por isso observe qual o seu caso. Se o seu problema for proveniente disto, evite a ingestão de sal, açúcar, álcool e cafeína, que contribuem para a retenção de líquido no corpo.

Dicas importantes

Inclua

  • Procure mastigar bem os alimentos até que uma pasta seja formada, fazendo com que a digestão seja muito mais simples.
  • Se possível, troque todas as massas “normais” por integrais, como no caso do arroz, macarrão e pão.
  • Inclua grãos como feijão, lentilha, grão-de-bico e soja em sua dieta. Ricos em magnésio, aumentam a eficiência do intestino.
  • Ao ingerir frutas, não retire a casca. Esta parte é a que mais contém água!
  • Chás são importantes nesse processo. Também ingira suco verde para eliminar toxinas.
  • Ingira também castanhas, nozes e amêndoas.

Evite

Bebidas com gás, doces, pães, biscoitos, carne vermelha e enlatados.

Dieta para secar sua barriga

Dia 1

Café da manhã: 1 copo de vitamina de frutas (1 copo de 200 ml de água de coco + 1/2 maçã + 1/2 pera + 3 folhinhas de hortelã + 1 fatia de mamão + 1 col./sopa de linhaça)

Lanche: 1 suco de açaí com morango ou 1 tigela pequena de açaí com banana ou 1 porção média de salada de frutas.

Almoço

Em casa: 3 col. (sopa) de arroz integral + 3 col. (sopa) de brócolis cozidos no vapor + 1 filé de peixe grelhado + Salada verde bem variada à vontade

Na praia: Tapioca salgada ou sanduíche natural (de frango, atum ou ricota no pão integral, sem maionese). Se for a um restaurante, peça um peixe grelhado com salada ou legumes no vapor.

Lanche da tarde: 1 copo (200 ml) de suco de melancia com hortelã ou 1 copo de suco de laranja ou 1 maçã ou 1 pera.

Jantar: salada grande de folhas verdes + frutas + oleaginosas + 1 lata de atum light, acompanhada de 2 torradas integrais temperadas com azeite extravirgem e semente de linhaça

Ceia: Shake de chá-verde (200 ml) + abacaxi (2 fatias) + hortelã (3 folhinhas).
Bata tudo no liquidificador com gelo. Além de refrescante, rejuvenesce, ajuda a emagrecer e desincha a barriga.

Dia 2

Café da manhã: ½ papaia com farinha de linhaça + 1 xícara de chá de hortelã + 1 torrada integral com geleia de frutas vermelhas

Lanche: 1 suco de laranja, ou suco de melão

Almoço

Em casa: 1 concha de lentilha + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 berinjela refogada com quinua e cheiro-verde + Salada verde à vontade

Na praia: +1 sanduíche (pão integral, atum light, requeijão light e cenoura ralada) ou peixe assado com batata

Lanche da tarde: 1 taça de salada de frutas com granola ou 1 tigela pequena de açaí com banana ou 1 copo de suco de abacaxi com hortelã ou 1 copo de suco de frutas vermelhas

Jantar: 1 filé de peixe ou frango grelhado + 4 col. (sopa) de cenoura e brócolis cozidos ou salada de alface americana, tomate, cenoura, uva passa e kiwi temperadas com azeite

Ceia: 1 xícara de chá-verde gelado batido com 10 amoras ou 10 morangos.

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