Por Débora Silva em 02/07/2014

Junto ao inverno e às quedas de temperatura, chega também aquela vontade tentadora de se render a algumas comidas mais quentinhas e calóricas como, por exemplo, bolos e chocolate quente. Para quem quer manter a forma mesmo no inverno, existe um bom aliado (e quentinho!) da dieta: os chás.

Lembre-se que o chá sozinho não faz nenhum milagre! A inclusão dos chás no cardápio dá “aquela forcinha” para o organismo funcionar melhor e auxilia na perda de medidas, porém, para emagrecer e manter a forma de modo saudável, é necessário aliar uma alimentação rica em nutrientes e com baixo teor calórico à prática de atividades físicas. Confira a seguir algumas ervas que desintoxicam, desincham, aceleram o metabolismo e diminuem a ansiedade.

Chá das 3 ervas

Dieta dos chás - Mantenha a forma nesse inverno!

Foto: Reprodução

O segredo do chá das 3 ervas é a combinação das ervas que possuem propriedades termogênicas, desintoxicantes e diuréticas. Basta escolher uma erva de cada um dos grupos, preparar o chá e tomar a mesma mistura por três dias. Depois desse período, use uma nova combinação de ervas. Você também pode combinar ervas de um mesmo grupo ou preparar o chá com cada erva separadamente.

A indicação de ingestão é de 6 xícaras de chá ao dia.

  • Termogênicas: as ervas com ação termogênica aceleram o metabolismo, aumentando a queima de calorias e de gordura. Algumas destas ervas possuem a capacidade de quebrar as moléculas de gorduras já acumuladas no organismo e ajudam na redução dos níveis de colesterol. Algumas ervas termogênicas são as seguintes: boldo, carqueja, casca de laranja amarga, fucus, guaçatonga, hibisco, salsaparrilha, chás, verde, branco e vermelho.
  • Diuréticas: as ervas que possuem ação diurética auxiliam os rins a filtrarem a linfa, facilitando a eliminação das toxinas através da urina e combatendo o inchaço.Algumas ervas diuréticas são as seguintes: alfafa, cabelo de milho, cavalinha, quebra-pedra, sete sangrias e borragem.
  • Desintoxicantes: as ervas desintoxicantes eliminam as toxinas pela urina e reduzem a formação de gases, evitando a incômoda sensação de barriga inchada. Algumas ervas que possuem ação desintoxicante são as seguintes: bardana, camomila, alecrim, capim-cidreira, cardo-santo, coentro, centelha, dente-de-leão, erva-doce, hortelã, sálvia e espinheira-santa.

Como preparar o chá?

Para preparar o chá, coloque as ervas (uma colher de sopa de cada uma, exceto o chá verde que deve ser usado com a medida de uma colher de sobremesa) em um recipiente de vidro ou porcelana. Em outra panela, leve 1 litro de água ao fogo e, no momento em que começar a ferver, jogue a água sobre as ervas. Abafe por 10 minutos. Coe e beba entre as refeições.

Veja mais!