Por Nayla Georgia em 18/09/2012

Toda mulher gosta de chocolate, principalmente dos efeitos que esse doce delicioso tem no humor delas. Uma super revelação para aquelas que estão em briga com a balança é a novidade de que o chocolate não engorda e chega até a ajudar na perda de alguns quilinhos, claro que quando ele é consumido com moderação. Cientistas descobriram que dependendo da concentração de cacau, as chances de emagrecer crescem um pouco. O chocolate amargo (contém maior concentração de cacau) aumenta a sensação de saciedade e há quem alegue que após o comer, sentiu menos vontade de comer doces durante o dia.

Dieta do chocolate

Dieta do chocolate. Será que comer este doce tão gostoso pode nos ajudar a emagrecer? | Foto: Reprodução

Você sabia?

  • Uma barra de chocolate de 30 gramas contém em média 150 calorias e concentra entre 2 e 3 gramas de proteínas, dependendo do tipo de chocolate.
  • O chocolate diet, ao contrário do que aparenta, apresenta mais gorduras do que os outros chocolates convencionais, deste modo ele é mais calórico.
  • Durante o dia, o ideal é comer duas barrinhas de 15 gramas de chocolate amargo, sempre após o almoço e no lanche da tarde, pois este é o momento em que as propriedades do chocolate irão ajudar no melhor funcionamento do corpo.
  • Nunca coma chocolate antes de uma boa noite de sono, pois nesse horário as calorias do chocolate ingeridas não serão queimadas.
  • Chocolate branco é muito mais calórico que o preto, já que é feito com manteiga de cacau.

As substâncias benéficas do cacau

No cacau é possível encontrar várias substâncias que ajudam o corpo a se equilibrar, tanto física como emocionalmente. No caso da 2-feniletilamina e a n-aciletanolamina, essas substâncias agem no cérebro fechando os receptores que pedem por doces, logo, a vontade de se alimentar desses vilões desaparecem por um tempo. Já aquela sensação de prazer e redução da ansiedade proporcionada pelo tablete de chocolate se deve à endorfina e serotonina, respectivamente. Dessa forma, as mulheres que sofrem com a TPM conseguem se acalmar por um bom tempo. Quanto maior o teor de cacau no chocolate, maiores serão as suas propriedades antioxidantes, ajudando a reduzir os radicais livres e retardar o envelhecimento. Mais um benefício dessa iguaria é o fato de ser uma fonte de energia, influenciados pela teobromina, o sistema nervoso central e o sistema muscular ficam mais ativos, portanto a pessoa também.

Veja mais!