Por Layal Antanios em 27/03/2012

Quando as estrelas e as celebridades precisam afinar a silhueta de forma rápida, e ainda desintoxicar o seu organismo, elas recorrem à dieta desintoxicante ou detox, que prioriza o consumo de líquidos, vegetais crus e de frutas, e restringe a ingestão de alimentos gordurosos, como os produtos industrializados e a carne vermelha.

Objetivo principal

Saiba que na verdade a dieta detox não tem como função principal o emagrecimento, já que esse benefício é consequência. O método foi desenvolvido para eliminar as toxinas de nosso organismo, principalmente do fígado, órgão em que elas mais se depositam, além do intestino, que em muitos casos perde a sua capacidade de absorção com o acúmulo dessas propriedades.

Conheça a dieta detox

Emagreça e limpe seu organismo com este regime | Imagem: Reprodução

O consumo de produtos naturais auxilia na remoção das toxinas que se acumulam e com a dieta detox, é possível eliminar essas substâncias que podem ser nocivas a nossa saúde, e consequentemente faz com que a pessoa perca alguns quilinhos, ao adotar uma alimentação mais saudável.

Vale citar que ao escolher este regime, o indicado é consumir alimentos nutritivos, que são enriquecidos com substâncias que fortalecem o organismo contra as doenças e ainda retarda o envelhecimento.

Alimentação indicada

No seu cardápio diário, procure consumir:

  • sucos nutritivos;
  • saladas coloridas, com folhas escuras, como rúcula;
  • chás naturais, entre diversos outros alimentos que ofereçam vitaminas e nutrientes ao nosso organismo.

Enquanto estiver fazendo a dieta detox, procure evitar alimentos gordurosos e que não têm valores nutricionais, e bebidas alcoólicas, refrigerantes, entre outros itens que podem prejudicar a sua saúde e a sua dieta.

Cardápio

Segunda-feira

  • Café da manhã: Suco de maçã + couve + gengibre
  • Lanche da manhã: 1 pera + 2 castanhas-do-pará
  • Almoço: Salada de rúcula com tomate e pepino ao molho de laranja com azeite e orégano OU Salada de quinoa com abacate, cenoura e frango desfiado
  • Lanche da tarde: 1 fatia de pão sem glúten com geleia orgânica de amoras
  • Jantar: Sopa de abobora com gengibre OU Salada verde

Terça-feira

  • Café da manhã: Ovos mexidos com vegetais OU Chá verde gelado
  • Lanche da manhã: 1 punhado de semente de abobora
  • Almoço: Salada de agrião com alho porro e repolho roxo com azeite extra virgem e sal de ervas OU Brócolis cozidos por 3 minutos com creme de tofu OU Salmão assado com raspas de casca de laranja
  • Lanche da tarde: Chá dente de leão com mel de agave OU 1 bolacha de arroz integral com patê de feijão branco
  • Jantar: Sopa creme de alho poro OU Salada verde

Quarta-feira

  • Café da manhã: Salada de frutas com farinha de linhaça dourada
  • Lanche da manhã: 1 pedaço de chocolate com cacau 70%
  • Almoço: Salada de brotos (alfafa, feijão e brócolis) OU Caldinho de feijão azuki OU Omelete de forno com vegetais
  • Lanche da tarde: Shake de leite de amêndoas com banana e cacau
  • Jantar: Sopa de ervilha OU Salada verde

Quinta-feira

  • Café da manhã: Shake de leite de arroz com mirtilos + clorofila líquida
  • Lanche da manhã: 1 batata Yacon
  • Almoço: Mix de folhas verdes (mostarda, agrião, rúcula, alface roxa e chicória) com manga e nozes OU Grão de bico cozido OU Filé de frango empanado em flocos de amaranto ao forno
  • Lanche da tarde: Suco vivo de cenoura, maçã, pepino, linhaça, água de coco, couve e hortelã
  • Jantar: Sopa de legumes com algas OU Salada verde

Sexta-feira

  • Café da manhã: Creme de caqui com mix de castanhas quebradas
  • Lanche da manhã: 1 pratinho de mirtilos e cerejas frescas
  • Almoço: Salada de repolho roxo cru em tirinhas com maçã, suco de limão, milho, tomate e cebola, regado com azeite aromatizado com manjericão OU Berinjela em lascas grelhada OU Filé de linguado ao molho de tahine
  • Lanche da tarde: Mingau de amaranto com canela e agave
  • Jantar: Sopa de tomate com manjericão OU Salada verde

Sábado

  • Café da manhã: Suco refrescante de água de coco + limão (com casca) + banana + hortelã
  • Lanche da manhã: 1 caldinho de missô
  • Almoço: Arroz negro com amêndoas em lascas OU Couve refogada no óleo de coco OU Shitake grelhado no shoyu
  • Lanche da tarde: Frutas secas variadas (ameixa, damasco, uvas e banana passa)
  • Jantar: Sopa creme de pimentão vermelho OU Salada verde

Domingo

  • Café da manhã: 1 aipim cozido com azeite e sal de ervas OU Suco de melancia com erva doce
  • Lanche da manhã: 1 maçã
  • Almoço: Salada de rúcula, cenoura, tomates cereja com vinagrete de morangos OU Purê de inhame OU Hambúrguer de soja com aveia
  • Lanche da tarde: Caldinho diurético: maçã, aipo, cenoura e salsinha centrifugados
  • Jantar: Creme de mandioquinha com açafrão e pimenta do reino OU Salada verde

*Siga o cardápio por apenas sete dias (Fonte: http://mdemulher.abril.com.br)

Diagnosticando

É importante ressaltar que para descobrir se o seu organismo está intoxicado, basta ficar atenta a alguns sintomas, como falta de resistência, problemas de memória, enxaquecas frequentes, problemas digestivos, pele opaca, depressão, TPM, cansaço em excesso, entre diversos outros sinais que indicam que o seu corpo necessita urgentemente de um processo de desintoxicação, para que dessa forma, possa funcionar melhor e de maneira mais saudável. E com o organismo limpo, você ainda fica mais disposta para a típica correria do seu dia a dia, pois o seu corpo estará livre de toxinas, que podem prejudicar a sua saúde.

Veja mais!