Por Katharyne Bezerra em 06/12/2016

Unir o útil ao agradável. Esta frase nunca fez tanto sentido como agora, sabendo-se que é possível limpar a casa e ainda assim emagrecer, perdendo calorias e fortalecendo os músculos. Não acredita?

Pois é exatamente isto que ocorre quando a faxina é feita de maneira correta. De acordo com tabelas internacionais, o Coordenador Técnico da Bodytech, Moises Marinho, fez uma estimativa do gasto calórico nas principais tarefas domésticas.

Para isso, o profissional levou em consideração uma pessoa de 60 kg e estipulando um determinado tempo para cada tipo de atividade doméstica. O coordenador técnico ainda afirma quais partes do corpo são trabalhadas na limpeza e quais os cuidados que devem ser observados enquanto coloca-se em prática tais tarefas.

Atividades domésticas e os benefícios para o corpo

Dieta da faxina: queime calorias fazendo a limpeza em casa

Foto: depositphotos

Lavar roupa

A cada 30 minutos desta atividade, são perdidas até 60 calorias. Quando alguém lava roupa com intensidade, acaba trabalhando diversos músculos do corpo como bíceps, tríceps e deltoides.

Varrer, passar pano ou usar o aspirador de pó pela casa

Trabalhando o peitoral, dorsais e deltoides, estas atividades consomem muito energia e por isso podem ser eliminadas 90 calorias em meia hora de atividade. Trata-se também de um excelente ativador da postura e dos membros inferiores.

Lavar louça ou limpar o fogão

Para quem acha lavar louça uma atividade chata e monótona, saiba que ela é uma das grandes responsáveis pela perda de calorias. São exatamente 75 calorias a cada 30 minutos. Os músculos trabalhados nestes movimentos são o antebraço e os deltoides.

Passar roupa

É possível trabalhar os bíceps, tríceps e deltoides só com os movimentos feitos enquanto passa as roupas. Ao mesmo tempo, se aplicada da maneira apropriada, a atividade pode melhorar a postura e fortalecer o antebraço. Em apenas meia hora, o corpo pode perder 69 calorias.

Arrumar armários e cama ou limpar os móveis

Com 30 minutos diários realizando tais atividades é possível gastar 75 calorias. Arrumar a casa faz a pessoa movimentar os músculos dos membros superiores, e os paravertebrais, isto é, a musculatura que oferece apoio à coluna.

Cuidados essenciais

Não se iluda em achar que estes benefícios ocorrem de forma natural, é preciso muito cuidado ao realizar tais atividades pois da mesma forma que os exercícios físicos podem causar lesões, a faxina em casa também oferece este risco ao indivíduo.

Por isso, é ideal manter o abdômen levemente contraído, fazer intervalos entre uma limpeza e outra, flexionar os joelhos ao agachar, manter-se sempre ereto e, claro, realizar um alongamento antes de iniciar os afazeres domésticos e no final também.

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