Por Daiane Silva em 11/10/2011

As adolescentes já se maquiam quase como profissionais, afinal, além das mudanças de comportamento da nova geração, a facilidade com que se adquire informações, principalmente através da Internet, aprendendo a fazer diversas coisas em passo a passo, a maquiagem tornou-se um hábito entre meninas cada vez mais jovens que vão à escola e a qualquer lugar, completamente maquiadas (impensável  há alguns anos, quando certos cosméticos eram usados apenas por adultas).

Por conta disso, é importante que se saiba, afinal, o que é legal em maquiagem e o que não é. As mães, às vezes ficam em dúvida quando veem suas filhas adolescentes saindo de casa, principalmente para a escola, com batons fortes ou os olhos muito maquiados.

Dakota Fanning

 Make-up sem erro

Kit Maquiagem

  • Adolescentes costumam ter a pele bastante oleosa devido aos hormônios, por isso, antes de mais nada, é imprescindível manter a pele sempre limpa. Antes da maquiagem e depois. Este é um detalhe que normalmente pode ser esquecido pelas adolescentes.
  • Limpar, tonificar e hidratar o rosto com produtos específicos para seu tipo de pele, se estiver com espinhas, usar específicos para pele oleosa e com acne.
  • Algumas vezes vemos adolescentes com a pele coberta por camadas grossas de maquiagem, talvez por desejarem cobrir imperfeições, como marcas de espinhas. Esse detalhe é importante, a base, o corretivo e o pó facial devem ser usados com moderação, para que a maquiagem fique o mais natural possível. De preferência, escolha produtos oil free, que ajudarão a não obstruir os poros, causando ainda mais espinhas.
  • Um item que não pode faltar nos cuidados da pele: o FILTRO SOLAR! Escolha um filtro com fator de proteção de acordo com sua pele: quanto mais clara, mais forte o fator. Ainda, há cosméticos, como cremes hidratantes e bases, que já contém FPS, aproveite! E não esqueça de proteger os lábios também!
  • NOS OLHOS: a máscara para cílios deveria ser aplicada apenas nos cílios superiores, para não ficar muito pesada, assim como o lápis, que as meninas costumam abusar, deveria ser passado apenas na linha dos cílios inferiores para realçar o olhar, a não ser que a produção fosse para a noite. As sombras devem ser moderadas também, escolha tons que combinem com sua pele e faça produções mais discretas para usar durante o dia. Para o dia, prefira máscaras para cílios incolores, que realçam o olhar de forma bem natural e ainda servem para arrumar os fios das sobrancelhas mais grossas. Se for usar preta, não abuse!

Mais dicas!

Taylor Swift

  • Batons de cores fortes, como vermelho, podem ser usados, mas não durante o dia e muito menos com os olhos bem marcados! Embora atualmente a moda sugira cores bem vivas na maquiagem, é bom não esquecer da regra que vale para todas as mulheres: SE O OLHO ESTIVER DESTACADO, A BOCA É DISCRETA, e vice-versa! O gloss é uma pedida perfeita em qualquer caso! Ele está sempre na moda e o gloss colorido voltou à moda! Só evite aplicar gloss em cima de batons fortes, par não ficar muito exagerado!
  • E o blush? As meninas pesam muito a mão na hora de aplicar o famoso “ar de saúde” nas maçãs do rosto! Algumas ainda tentam ficar bronzeadas (só no rosto!) E é um desastre total! Lembre-se: escolha um tom de acordo com sua pele e dê um sorriso, passando levemente nas maçãs do rosto.
  • E, antes de dormir, não esqueça: LIMPAR a pele com demaquilante ou sabonete neutro e, de preferência, TONIFICAR e HIDRATAR!

Veja mais!