Por Débora Silva em 23/11/2015

Praticar atividades físicas também requer cuidados com as articulações, e qualquer dor no ombros, quadris, joelhos e tornozelos necessitam de atenção. O incômodo em alguma articulação pode sinalizar a osteoartrite, também conhecida como artrose, doença que afeta gravemente as articulações e causa a perda gradual de cartilagem articular.

Quando o problema aparece, o médico poderá recomendar fisioterapia ou alguns exercícios que devem ser feitos em casa, mas a alimentação serve como um complemento para prevenir ou tratar a doença.

Descubra quais são os alimentos bons para as articulações

Foto: Reprodução/ internet

Alimentos benéficos para as articulações

A osteoartrite é uma doença inflamatória que causa rigidez e muita dor nas articulações, principalmente nas mãos, quadris, joelhos, costas e pescoço. Confira a seguir os alimentos indicados para prevenir e melhorar os sintomas do problema:

Leite desnatado

De acordo com um estudo realizado por um hospital de Boston, a ingestão de leite desnatado pelas mulheres reduz o processo de osteoartrite do joelho.

Brócolis

Segundo alguns pesquisadores da Universidade de East Anglia, o brócolis contém sulforafano, uma substância capaz de destruir as enzimas que afetam as articulações

Azeite extravirgem

O azeite extravirgem contém um composto que atua na redução das enzimas inflamatórias no organismo, semelhantes à ação de alguns anti-inflamatórios sem esteroides no organismo.

Preparar um remédio natural com azeite de oliva e alfavaca pode ser muito útil para combater as inflamações. Para isto, macere ramos de alfavaca no azeite de oliva, esquente um pouco antes de usar e massageie a região pelo menos duas vezes ao dia.

Peixes ricos em ômega 3

Os peixes ricos em ômega 3 e ácidos graxos, tais como o salmão, o atum e o arenque, apresentam grande capacidade anti-inflamatória e, por este motivo, são bons alimentos para cuidar bem das articulações. De acordo com pesquisas realizadas, estes peixes têm a capacidade de reduzir a dor e melhorar a função articular nos pacientes com artrose.

Cerejas

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Ciência e Saúde de Oregon, nos Estados Unidos, dois copos de suco de cereja, consumidos todos os dias, reduziu a inflamação e os sintomas da artrose nos pacientes.

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