Por Débora Silva em 24/02/2016

Nós usamos as mãos para quase tudo que fazemos e, dependendo da nossa rotina, hábitos e do clima em que vivemos, as mãos podem sofrer bastante, podendo ficar ressecadas, ásperas e machucadas.

Para evitar problemas como envelhecimento precoce, pele seca e rachada, os cuidados com a pele desses membros devem ser diários. Suas mãos estão sempre secas? Neste artigo, confira algumas dicas para deixar as mãos bem macias.

Dicas para ter mãos bem macias

Para ter as mãos macias independente da estação do ano, é necessário cuidar bem delas todos os dias. Confira algumas dicas a seguir:

Usar luvas para fazer a limpeza da casa

O ideal é sempre usar luvas de borracha para manusear os produtos químicos utilizados na limpeza da casa. E, depois de retirá-las e remover todo o talco que ficou em contato com a pele, recomenda-se aplicar um hidratante.

Manter as mãos limpas

Lembre-se de lavar as mãos regularmente para mantê-las livres de sujeiras ou agentes patogênicos. O ideal é utilizar um sabonete hidratante suave para que as lavagens regulares não ressequem muito as mãos.

Os sabonetes hidratantes, sejam eles em barra ou líquidos, ajudam a criar uma barreira que protege a pele das agressões do dia a dia.

Descubra como deixar as mãos bem macias

Foto: Pixabay

Hidratar as mãos

Escolha um creme hidratante específico para mãos e lembre-se de utilizar o produto todos os dias. Hidratar esses membros ao longo do dia manterá a pele sem fissuras, o que reduz o aparecimento de alergias.

Cremes à base de ureia, manteiga de karité e óleo de sementes de uva são indicados para manter a hidratação das mãos durante o dia. Os cremes para as mãos que contenham glicerina também são muito eficazes para suavizar as partes ásperas das mãos e manter a sua maciez.

Receitas caseiras para deixar as mãos macias

Existem muitos produtos com propriedades hidratantes e substâncias específicas disponíveis no mercado, mas, se você não puder investir em um produto caro, pode recorrer a algumas receitas caseiras para deixar as mãos macias. Confira a seguir:

  • Esfoliação – Antes de amaciar as mãos, é necessário fazer uma esfoliação para retirar a pele morta. Para isso, basta usar açúcar simples, produto que age como um verdadeiro esfoliante. Coloque de uma a duas colheres de sopa de açúcar em cada mão e esfregue o produto, fazendo pequenos movimentos circulares. Depois, esfregue para retirar a pele morta e enxague bem. Finalize aplicando um creme ou loção hidratante.
  • Loção e talco – Coloque um pouco de loção nas mãos e, logo depois, passe talco por cima. Deixe a mistura agir por um período de 5 a 30 minutos e enxágue com água quente.

Veja mais!