Por Marianna Feiteiro em 25/11/2013

As meninas que já pintaram o cabelo de loiro pelo menos uma vez na vida devem saber quão difícil é acertar no tom. Às vezes, os fios ficam muito mais claros do que esperávamos, ou mais escuros, ou então, acontece aquilo que é o temor de 10 entre 10 mulheres que fazem descoloração: o cabelo fica laranja. Aí, muitas meninas se desesperam e sentem vontade de, literalmente, arrancar os cabelos. Porém, saiba que o erro tem correção.

Sophie Charlotte ficou com o cabelo laranja após descolorir

Foto: Reprodução

Por que o cabelo fica laranja?

O efeito água de salsicha é mais comum em quem tem os fios escuros, que são mais difíceis de descolorir. No entanto, outros fatores interferem. O tempo pelo qual o produto age no cabelo e a escolha do tonalizante em si podem sabotar o resultado.

Quando o cabelo é descolorido, ele passa por diferentes nuances até atingir a cor final. Por isso, remover o produto antes do tempo indicado pode fazer com que ele “pare” na cor alaranjada ou avermelhada, provocando o efeito indesejado. No geral, o tempo ideal para que o produto possa agir por completo é de 30 a 40 minutos, mas isso varia de pessoa para pessoa.

Além disso, na hora de definir o tonalizante, é necessário analisar as nuances já presentes nos fios advindas de tinturas passadas. Isso interfere no resultado e pode gerar uma cor indesejada.

O uso de produtos de má qualidade também pode provocar um resultado insatisfatório.

Por conta destes fatores, é recomendado sempre realizar a descoloração no salão, com um profissional habilitado, e nunca em casa.

Nunca descolora os cabelos em casa

Foto: Reprodução

Como tirar o tom alaranjado dos cabelos

A cor que ajuda a neutralizar o laranja é o cinza. Por isso, você pode usar tonalizantes neste tom e até mesmo no prata para tirar o efeito.

Use uma máscara desamareladora para que o alaranjado se dissipe de forma gradual.

Sob hipótese alguma descolora os cabelos novamente. Seus fios estarão profundamente enfraquecidos, porosos e quebradiços, e submetê-los a um tratamento de tamanha agressividade novamente em um período tão curto de tempo poderá danificá-lo e até provocar sua queda.

O ideal é que você siga utilizando as soluções reparadoras e, ao mesmo tempo, hidrate os fios periodicamente, até que eles recuperem a saúde e a força. Só então procure um profissional qualificado, que irá analisar a situação do seu cabelo e indicar o procedimento de tintura mais adequado.

Veja mais!