Por Nayla Georgia em 16/05/2012

As mulheres estão sempre em busca de um corpo perfeito. E isso não inclui os pelos da axila, buço, virilha e pernas! A indústria de depilação está cada vez mais desenvolvida, no entanto mesmo com tanta tecnologia, as depilações a laser, por exemplo, muitas mulheres preferem as técnicas antigas, porém muito eficazes. Uma técnica milenar que pode ser usada no corpo todo é a depilação com linha, que é eficiente até para remover os pelinhos lanudos (aquela penugem bem fininha que contorna o rosto). Essa técnica possui várias vantagens, entre elas a de que os pelos são arrancados pela raiz e não mata o bulbo, assim, quando os pelos voltarem a crescer não ficará com falhas.

A história da depilação com linha

Depilação com linha

Imagem: Reprodução

A técnica de remover os pelos indesejados do corpo com linha já era usada pelos árabes no Império Babilônico, na Mesopotâmia entre o ano 900 a.C. e 600 d.C. Mas a depilação com linha nasceu no Egito e saiu atravessando o mundo até chegar ao Brasil através de ensinamentos na família. Fazer uso da linha para arrancar os pelos é uma forma que tende a doer menos que as outras, todavia as mulheres de épocas antigas costumavam reclamar dos puxõezinhos, o que era rápido e num instante o desconforto passava.

Alguns benefícios dessa técnica

  • Tem menor risco de alergia, já que não usa produtos químicos;
  • Clareia a pele do rosto ao remover os pelos lanudos;
  • Remove quase 100% dos pelos;
  • Pode ser feita por quem está em tratamento com ácidos;
  • É uma técnica higiênica e de rápida execução;
  • Promove um tipo de drenagem que melhora a circulação sanguínea;
  • Não causa flacidez ou alterações na superfície da pele;
  • É um método duradouro, pois remove os pelos pela raiz;
  • Os movimentos da linha ajudam a manter a vitalidade da cútis.

Cuidados a antes e depois da depilação

Assim como qualquer técnica de depilação, os cuidados com a depilação à linha são imprescindíveis. É importante que a pele esteja bem limpa e sem maquiagem enquanto faz a depilação. A profissional que executará a depilação deve fazer uma assepsia para retirar o excesso de oleosidade e impurezas antes de começar a arrancar os pelinhos. Depois do processo depilatório deve ser usado soro fisiológico gelado para acalmar a pele, que com os puxõezinhos ficou bem ativa devido ao estímulo da circulação sanguínea. Em alguns casos, a área depilada pode permanecer vermelha por 15 minutos, contudo não é motivo para preocupação.

Veja mais!