Publicado por Ana Ligia

Uma das primeiras preocupações de quem busca corrigir os dentes tortos é o aspecto físico. Mas saiba que o desalinhamento dentário está diretamente ligado à saúde bucal e o problema pode trazer danos que vão muito além do estético.

Mas será que é verdade a história de que dentes tortos podem causar dores de cabeça, nas costas e até apneia? Buscando esclarecer algumas dúvidas sobre os danos que o desalinhamento dentário pode causar à saúde, o especialista Rofd Faltin, esclarece mitos e verdades sobre os problemas que a dentição irregular traz ao ser humano.

Mitos e verdades sobre dentes tortos

Dentes tortos: problema que vai além da estética. Entenda

Foto: depositphotos

Dentes tortos causam ronco e apneia?

Mito. Pessoas que roncam e possuem apneia geralmente têm dentes tortos. Mas isso seria uma parte do problema e não a causa em si. “A grande maioria dos tratamentos ortodônticos que movimentam os dentes em adultos não tem capacidade de solucionar ronco e apneia, que são problemas de outra natureza. A origem pode estar relacionada ao posicionamento dos dentes e a mordida do paciente”, esclarece.

Dentes tortos causam dores de cabeça e ouvido?

Verdade. Em muitos casos o desalinhamento de dentes interferem diretamente na mordida, o que pode causar disfunção temporomandibular, conhecidas como ATM (abreviação de Articulação Temporomandibular).

“Essa articulação liga a mandíbula ao crânio e é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos dá a sensação ao indivíduo de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando. A causa exata desta disfunção, em geral, é difícil ser identificada pois apresenta muitos fatores e, entre seus sintomas, estão a dor de cabeça e de ouvido”, explica.

Dentes tortos causam dores nas costas?

Mito. Não existe nenhum estudo que comprove que problemas que desequilibram a mordida se relacione com a musculatura da cabeça e do pescoço, o que afetaria a região cervical da coluna.

Dentes tortos causam gengivite?

Verdade. A falta de higiene bucal é uma das principais causas de gengivite, principalmente a má escovação e a falta do uso do fio dental. “Uma situação é quando os dentes estão lado a lado e há ponto de contato. Outra é quando os dentes estão apinhados, um sobreposto ao outro. O dente passa a fazer áreas de contato maiores e nas regiões onde o osso fica mais estreito há dificuldade para a higienização e a passagem com fio dental. Dentes alinhados e bem ocluídos favorecem a saúde da gengiva”, explica Rolf.

Veja mais!