Por Nayla Georgia em 31/10/2012

Um sorriso bonito é o desejo de todos e para atendê-los os profissionais da área odontológica vêm desenvolvendo técnicas novas e revolucionárias. Uma dessas técnicas recentes é a faceta de porcelana, um processo conhecido também como folheamento dental. Essas facetas são simplesmente uma capa fina de porcelana que envolve a arcada dentária e corrige várias imperfeições nos dentes. Para saber se no seu caso é aconselhável esse tratamento, é importante fazer uma consulta e analisar a condição dentária. Essa opção estética é aconselhável nos casos onde os dentes frontais apresentam alguma das condições a seguir:

As condições para aderir ao tratamento

Dentes sem imperfeições com facetas de porcelana

Foto: Reprodução

  • Dentes lascados
  • Mau posicionamento dos dentes
  • Dentes muito curtos ou estreitos
  • Manchas ou dentes escuros
  • Obturações visíveis

O que é a faceta de porcelana?

Aplicação da faceta de porcelana

Foto: Reprodução

Pequenos laminados feitos de porcelana que são personalizados de acordo com a necessidade dos dentes do paciente, a faceta de porcelana é uma prótese que pode até substituir o aparelho ortodôntico em alguns casos. Essas facetas são fixadas na parte frontal do dente, o que muda a sua forma, mas deixa do tamanho e cor dos dentes naturais. As peças demoram alguns dias para ficarem prontas, todavia o resultado é muito rápido e a resistência desse material é excelente. Só tem dois problemas: o preço é bastante alto, girando em torno de R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00 por dente; a remoção devida a qualquer motivo é muito complicada.

Como é o procedimento?

No começo o desgaste dos dentes assusta, porém é um procedimento muito simples que se concentra em remover uma pequena camada do esmalte apenas. A forma do dente não é exatamente alterada e, depois de feito o desgaste do dente, o dentista irá moldá-lo e enviar esse protótipo para o profissional que irá confeccionar as facetas de porcelanas. Esse processo de fabricação das peças é demorado, mas para não ficar com o sorriso comprometido, o paciente utiliza peças provisórias. Assim que as peças definitivas estiverem prontas, o dentista irá ajustar e cimentá-las. É importante ressaltar que por ser um procedimento estético, é preciso retornar ao dentista para manutenção. As laminas não têm um prazo de validade estipulado, contudo a duração irá depender do cuidado com elas. Escovar os dentes com um creme dental fino e de pouca aderência, utilizar uma escova de dente macia, evitar café e cigarro são alguns dos cuidados que deixarão as facetas de porcelana mais duráveis.

Atenção!

Pessoas que têm o hábito de ranger os dentes (bruxismo), hábito de roer objetos ou apresentam defeitos graves nos esmaltes dos dentes NÃO devem optar pelas facetas de porcelana para ficar com o sorriso mais belo. Consulte-se com um profissional.

Veja mais!